Assista o vídeo:
segunda-feira, 26 de maio de 2008

Querem saber um pouco mais sobre a Escola da Ponte? Acessem o Wikipedia (clique aqui). Lá apresenta, entre outros pontos, os Instrumentos Pedagógicos, especialmente a assembléia de alunos. Dêem uma conferida!
Abraços
quarta-feira, 21 de maio de 2008
A qualidade de vida não depende de quanto dinheiro ganhamos ou de quantos carros possuímos. Ela é medida por nossa saúde, bem-estar físico e emocional, nossos relacionamentos, auto-estima e grau de espiritualidade que alcançamos na vida.
1º Harmonize seu lar: Abra portas e janelas e comece uma limpeza. Tire tudo do guarda-roupa e só guarde o que está realmente precisando. O resto, elimine da melhor forma que encontrar. Roupas e objetos sem uso bloqueiam o fluxo de energia do ambiente. A energia parada adoece a casa, você e sua família. Faça isso periodicamente.
2º Coma bem: Não marque negócios para a hora das refeições, pois o que está ingerindo será parte de você e uma alimentação artificial é incompatível com a sua natureza. Evite alimentos de base animal, porque eles são maltratados, principalmente no momento do abate. Emoções como medo, desespero e tristeza ficam impregnadas na carne em forma de energia negativa.
3º Preste atenção em você: Se você tem mais pensamentos negativos, as pessoas e situações que você atrai estão na mesma freqüência. Você pode mudar sua vida mudando-os. Quando você presta atenção no que está pensando tem maior controle sobre sua energia e sua vida. Procure ler frases positivas e conversar com Deus.
4º Tenha objetivos: Melhore sua condição financeira, planeje comprar bens, faça viagens e busque tudo que você quiser, mas não dependa dessas conquistas para viver bem. O verdadeiro bem-estar é alcançado através dos objetivos espirituais como tentar ser mais paciente, confiável, aberto, sincero e ter fé na vida; assim, você garante equilíbrio, satisfação e razão de viver.
5º Faça exercícios: Os exercícios estimulam o fluxo de energia vital, gerando um melhor condicionamento físico e uma ótima sensação de bem-estar. A prática de exercícios é fundamental para o equilíbrio do corpo e da mente. O mais difícil é tomar a decisão de começar, mas depois de 21 dias de prática, o cérebro registra como um hábito e tudo fica mais fácil.
6º Utilize seus talentos: Descubra seus dons e talentos e coloque-os em prática. A sua saúde física e emocional depende muito disso. Pessoas que não utilizam esta energia criativa bloqueiam o seu fluxo energético e adoecem física e emocionalmente. Canalize seus talentos com o propósito de melhorar a vida das pessoas, esse é um bom caminho para encontrar equilíbrio e crescimento.
7º Medite, medite e medite: A meditação é a melhor ferramenta para o crescimento pessoal e espiritual. Ao meditar você descobre o que é ou não importante para sua vida, torna-se uma pessoa mais segura e objetiva. A meditação cura seu corpo, melhora a memória e concentração, desperta a intuição e a percepção. A forma de meditar é particular. Busque um livro ou um mestre que possa lhe ajudar.
8º Aceite a vida: Volte sua mente para o que a vida oferece de bom. Aprecie este Planeta Azul e curta esta viagem da melhor maneira possível. Ajude pessoas, seja sincero e alegre, aceite-as como elas são e aceite-se como você é. Aceitar não é se acomodar, mas buscar força para mudar o que podemos mudar.
9º Visite a natureza: Uma vez por mês, faça uma visita a mãe natureza. Ela purifica suas células e acalma seu espírito. O mar neutraliza as energias negativas, as cachoeiras ativam a vida celular e o verde ativa o processo de autocura, tanto física como emocional. Você é parte da natureza, harmonize-se com ela.
10º converse com Deus: Os gregos evitavam dizer o nome de Deus, pois achavam seu vocabulário muito limitado para expressar a grandeza d’Ele. Então, todas as vezes que tinham que falar sobre Deus usavam a expressão O Todo. Sintonize-se com O Todo que está ao seu redor e dentro do seu coração.
Alunos indisciplinados, desconcentrados e agitados? Eles certamente têm jeito! Professor, que tal aprender e depois repassar algumas noções de yoga para seus pequenos? Há muitos exercícios simples que podem ser ensinados durante aulas de educação física ou recreação. A partir dos três anos de idade, as crianças já têm coordenação motora para fazer os trabalhos propostos. Como benefícios, a yoga os deixará mais concentrados, tranqüilos, respirando adequadamente e movimentando músculos importantes para a manutenção da boa postura corporal, por exemplo. Experimente!
Fonte: http://www.profissaomestre.com.br/php/verMateria.php?cod=3842
Uma idéia para complementar o trabalho pedagógico. Tem colegas que já trabalham com isso, não é? Divulguem suas práticas. ;-)
terça-feira, 20 de maio de 2008

Caminhos Rurais - "Porto Alegre é a segunda capital brasileira com a maior área rural - cerca de 30% de seu território." Conheça! Acesse aqui
"Um professor, diante de sua classe de filosofia, sem dizer uma só palavra, pegou um pote de vidro, grande e vazio, e começou a enchê-lo com bolas de golfe. Em seguida, perguntou aos seus alunos se o frasco estava cheio e, imediatamente, todos disseram que sim.
O professor então pegou uma caixa de bolas de gude e esvaziou-a dentro do pote. As bolas de gude encheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio e voltou a ouvir de seus alunos que sim.
Em seguida, pegou uma caixa de areia e esvaziou-a dentro do pote. A areia preencheu os espaços vazios que ainda restaram e ele perguntou novamente aos seus alunos, que responderam que o pote agora estava cheio.
O professor pegou, então, um copo de café (liquido) e o derramou sobre o pote umedecendo a areia.
Os estudantes riam da situação, quando o professor falou: Quero que entendam que o pote de vidro representa "NOSSAS VIDAS". As bolas de golfe são os elementos mais importantes, como DEUS, FAMÍLIA e AMIGOS. São com os quais nossas vidas estariam cheias e repletas de felicidade. As bolas de gude são as outras coisas que importam como TRABALHO, A CASA BONITA, O CARRO NOVO. A areia representa todas as pequenas coisas. Mas, se tivéssemos colocado a areia em primeiro lugar no frasco, não haveria espaço para as bolas de golfe e bolas de gude. O mesmo ocorre com nossas vidas. Se gastarmos todo nosso tempo e energia com as pequenas coisas nunca teremos lugar para as coisas realmente importantes. Prestem atenção nas coisas que são primordiais para sua felicidade. Brinquem com seus filhos, saiam para se divertir com a família e com os amigos, dediquem um pouco de tempo a vocês mesmos, busquem o conhecimento estudem, pratique seu esporte preferido. O resto é apenas areia...
Um aluno levantou e perguntou o que representava o café...
O professor respondeu: Que bom que me fizeste esta pergunta, pois o café serve apenas para demonstrar que não importa quão ocupada esteja nossa vida, sempre haverá um tempo para tomar um café com um AMIGO..."






segunda-feira, 19 de maio de 2008
- Projeto "Produzindo professores de Educação Infantil para EAD e a cibercultura" - http://www.nuted.edu.ufrgs.br/ei/index.htm
- Projeto "Construindo Saberes na Educação Infantil" - http://www.nuted.edu.ufrgs.br/ei2007
De terças a sextas-feiras, pela manhã e tarde, mediante reserva antecipada.
Contatos e reservas pelo fone: (51) 3308-5384.
Mais informações: http://www.planetario.ufrgs.br/agendamento.html
Contato
Coral da UFRGS
Departamento de Difusão Cultural - UFRGS
Av. Osvaldo Aranha, 277
CEP 90040-060
Porto Alegre/RS - Brasil
Fones: 3308-3390, 3308-3933, 3308-3034
E-mail : coral.ufrgs@yahoo.com.br
Torne-se um coralista!
Seleção de vozes!
Se você gosta de cantar, mesmo que não tenha experiência porcure-nos para um teste que avaliará seu potencial para o canto coral.
O candidato deve ter disponibilidade de participar dos ensaios nos seguintes horários: quartas-feiras das 19:30h as 21:30h, e sábados das 14:30h as 18 hs. Os coralistas devem participar de, no mínimo, 75% dos ensaios e apresentações. Ocasionalmente, em fins-de-semana, o grupo viaja para apresentações ou retiros em outras localidades.
Se você tem interesse em realizar o teste para ingresso no Coral, faça sua inscrição preenchendo formulário de inscrição on-line e enviando-o para o e-mail do coral. Veja detalhes a seguir:
Inscrição on-line:
Preencha o formulário: Ficha de Inscrição.doc
Envie para o e-mail : coral.ufrgs@yahoo.com.br
Realização dos testes: em horário a ser marcado com a Direção do Coral
Início das atividades do Coral em 2008: sábado, dia 1º de março
Maiores informações: Museu da UFRGS - fones: 3308-3390; 3308-3034
quinta-feira, 15 de maio de 2008
- 21 de maio, às 9h, na Sala Rítmica I da ESEF
quarta-feira, 14 de maio de 2008
XIV JORNADA DE ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO
ANPUH/RS
GT ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO
11, 12 e 13 de junho de 2008
MOVIMENTOS SOCIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA
FACULDADE PORTO-ALEGRENSE/FAPA
PORTO ALEGRE/RS
INSCRIÇÕES DE TRABALHOS ATÉ 29/5
PARA INSCRIÇÕES, PROGRAMAÇÃO E OUTRAS INFORMAÇÕES: www.fapa.com.br
PÚBLICO-ALVO: profissionais e acadêmicos das áreas de História e de Educação, e demais interessados.
DURAÇÃO: 40 horas - Âmbito Estadual.
INSCRIÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES: até dia 29 de maio de 2008, através do site www.fapa.com.br, preenchendo a ficha eletrônica com o resumo do trabalho, com, no máximo, 1.300 caracteres. As comunicações podem ser individuais ou em grupo (ficha de inscrição e pagamento são individuais).
No dia da apresentação dos trabalhos, os participantes devem trazer o texto final da comunicação, com até 10 laudas (impressas e em disquete ou CD), letra Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas, para publicação nos Anais da XIV Jornada.
INSCRIÇÕES PARA OFICINAS: serão realizadas no momento e local do credenciamento (4ª feira, dia 11 de junho de 2008 - saguão do Bloco D, entre 13h30min e 18h).
INSCRIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO COMO OUVINTE: até dia 10 de junho de 2008, através do site www.fapa.com.br, ou no local do evento, quando de sua abertura.
Valor da Inscrição: Profissionais: R$ 50,00; Sócios da ANPUH: R$ 40,00; Professores da Educação Básica: R$ 25,00; Estudantes: R$ 20,00.
Forma de pagamento: por boleto bancário emitido no ato da inscrição on-line.
Os comunicadores deverão efetuar o pagamento até, no máximo, dia 29 de maio.
Correio eletrônico para contato: jornadaensinohistoria@fapa.com.br
PROGRAMA
11 de junho de 2008 - Quarta-feira
13h30min - 18h: CREDENCIAMENTO - Bloco D
15h - 18h: Auditório do Prédio Administrativo
PAINEL: Práticas Pedagógicas e Movimentos Sociais
Professores da Rede Pública de Ensino: Gabriela Rodrigues (Rede Municipal de Ensino/Porto Alegre); Sérgio Cunda Cunha (Rede Municipal de Ensino/Gravataí); Ruy Guimarães (Rede Estadual de Ensino); Marisa Laureano (Rede Estadual de Ensino).
Coordenação: Susana S. Zaslavsky (FAPA)
18h: INTERVALO CULTURAL - Saguão do Bloco D
Exposição fotográfica de Caroline Bauer: Madres de Plaza de Mayo
19h30min - 22h30min: Auditório do Prédio Administrativo
ABERTURA OFICIAL E CONFERÊNCIA INAUGURAL: Movimentos Sociais no Tempo Presente. Drª. Virgínia Fontes (UFF-FIOCRUZ/RJ)
Coordenação: Drª. Sirlei Teresinha Gedoz
12 de junho de 2008 - Quinta-feira
8h - 12h: OFICINAS - Bloco D
1. Ditadura e ensino de História: Enrique Serra Padrós (UFRGS) e Alessandra Gasparotto (UNIOESTE/PR)
2. Imagem e ensino de História: José Alberto Baldissera (UNISINOS)
3. EJA e ensino de História: Nadir Emma Helfer (UNISC) e Simone Valdete dos Santos (UFRGS)
4. Educação indígena e ensino de História: Maria Aparecida Bergamaschi (UFRGS), Fabiele Pacheco Dias (UFRGS), Gabriela Farias Maestri (UFRGS) e Ariane Kravcyk Bernardes (UFRGS)
5. Ações anti-racistas e ensino de história: Rita de Cássia Camisolão (UFRGS) e José Antônio dos Santos (UFRGS)
13h30 min - 17h: COMUNICAÇÕES - Bloco D
17h - 19h: BATE-PAPO - Auditório do Prédio Administrativo
Aprendizagem e motivação em ensino de História: Susana S. Zaslavsky (FAPA)
Desafios do ensino de História: Sirlei Teresinha Gedoz (UNISINOS)
As representações no livro didático de História: Nadir Emma Helfer (UNISC) e Melina Kleinert Perussatto (UNISC)
Internet e ensino de História: Marcus Beber (UNISINOS)
Ditadura e ensino de História: Enrique Serra Padrós (UFRGS)
19h30min - 22h30min: Auditório do Prédio Administrativo
Carla Luciana Souza da Silva (UNIOESTE), Ricardo Arthur Fitz (FAPA) e Luiz Dario Teixeira Ribeiro (UFRGS)
Coordenação: José Alberto Baldissera (UNISINOS)
13 de junho de 2008 - Sexta-feira
8h - 12h: OFICINAS - Bloco D
1. Ditadura e ensino de História: Enrique Serra Padrós (UFRGS) e Alessandra Gasparotto (UNIOESTE/PR)
2. Ações anti-racistas e ensino de história: Rita de Cássia Camisolão (UFRGS) e José Antônio dos Santos (UFRGS)
3. Juventude e movimentos sociais: Larissa Camacho Carvalho (UFRGS)
4. Cinema, movimentos sociais e ensino de História: Nilo Piana de Castro (Colégio de Aplicação/UFRGS)
13h30min - 17h30min: COMUNICAÇÕES - Bloco D
17h30min - 19h: Auditório do Prédio Administrativo
PAINEL: Estágios Curriculares
André Luiz Reis da Silva (Professor/FAPA)
Walter Gunter Rodrigues Luppold (Graduado em História/FAPA; Mestrando FACED/UFRGS)
Analúcia Danilevicz Pereira (Professora/FAPA)
Tassiane Melo de Freitas (Acadêmica de História/FAPA)
Coordenação: Nadir Emma Helfer (Professora/UNISC)
19h30min - 22h: Auditório do Prédio Administrativo
PAINEL: Movimentos Sociais e Ensino de História
Virgínia Fontes (UFF-FIOCRUZ/RJ)
Maria Aparecida Bergamaschi (UFRGS)
Coordenação: Véra Lucia Maciel Barroso (FAPA)
22h – ENCERRAMENTO: Curso de História da FAPA e GT Ensino de História e Educação/ANPUH-RS
II FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS
Programação:
9h: Abertura
9h30min – 10h30min – Painel
Políticas Públicas, Inclusão e Educação de Surdos
Cláudia Dutra – Secretaria de Educação Especial do Ministério de Educação (MEC/ SEESP)
Sônia Bauzano – Diretora Pedagógica da Secretaria Estadual de Educação (SEC/RS). (aguardamos confirmação)
Coordenadora do Painel: Madalena Klein
10h30min – 10h45min – Intervalo
10h45 – 12h30min – Mesa-redonda:
Escola e movimentos surdos: formação e atuação profissional.
Ricardo Góes – Presidente da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (FENEIS/RS)
Ângela Russo – Presidente da Associação Gaúcha dos Intérpretes de Língua de Sinas (AGILS)
Rejane Dias Carpim - Coordenadora do Centro de Apoio ao Surdo (CAS – FADERS)
Coordenação da mesa: Tatiana Bolívar Lebedeff
13h30min – 15h: Mesa-redonda
Olhares sobre a Educação e a Escola
Ana Luiza Caldas – Mestre em Educação
André Reichert – Mestre em Educação
Carolina Hessel Silveira – Mestre em Educação
Coordenadora da mesa: Liliane Ferrari Giordani
15h – 15h15min – Intervalo
15h15min – 16h: Painel
A Educação de Surdos no Rio Grande do Sul: dados preliminares
Maura Corcini Lopes – Professora da UNISINOS
Lodenir Karnopp – Professora da UFRGS
Adriana da Silva Thoma – Professora da UFRGS
16h – 17h - Palestra
INEXclusão: práticas de educação de surdos
Márcia Lise Lunardi – Professora da UFSM
quarta-feira, 7 de maio de 2008

sexta-feira, 2 de maio de 2008
"Todas as escolas públicas terão computadores e internet até 2010"
Leia reportagem no site do MEC - clique aqui
quinta-feira, 1 de maio de 2008
no site do MEC existe uma lista de programas que vocês podem divulgar na escola, com cursos de formação de professores e de funcionários também (o Profuncionário). Isso pode ser encontrado em:
http://portal.mec.gov.br/seb/index.php?option=com_content&task=view&id=442