terça-feira, 26 de agosto de 2008
Quando você tiver dúvidas sobre o que está aparecendo como mensagem no Wiki, utilize

WebEduc - O Portal de Conteúdos Educacionais do MEC: http://webeduc.mec.gov.br/
O que você irá encontrar? Material de pesquisa, objetos de aprendizagem e outros conteúdos educacionais de livre acesso.
Para acessar esses conteúdos, clique sobre as imagens que estão disponibilizadas no site.
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
Alguns de vocês podem tentar entrar no Portal do Aluno da UFRGS ou no ROODA e a página pode não ser carregada.
Aparece uma mensagem falando de problema com o certificado ou certificação de segurança do site.
O problema pode ser resolvido acessando o seguinte site: http://www.cpd.ufrgs.br/servicos/certificados.htm. Esse é o site do CPD (Centro de Processamento de Dados) da UFRGS.
Sigam as instruções que constam nesse link e tudo vai funcionar novamente.
Abraços
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Povos Indígenas & Educação é o livro organizado pela professora Maria Aparecida Bergamaschi, da Faculdade de Educação da UFRGS. A obra reúne textos de antropólogos e educadores, abordando um tema raro na bibliografia em educação, com o objetivo de refletir sobre a importância de uma educação escolar diferenciada aos povos indígenas. Segundo Bergamaschi, os povos indígenas buscam o diálogo com as comunidades não indígenas, e reivindicam assegurar direitos como a escola, as políticas públicas em saúde, acesso à terra, e o respeito pelo seu modo próprio de ser e de educar os filhos.
O lançamento é da Editora Mediação.
Mais informações nos sites:
http://www.editoramediacao.com.br/detalhes_livro.php?id=153&cat=comp
http://www.editoramediacao.com.br/pop_sumario.php?id=153&s=entrevistas
Arte Eletrônica: o que é, o que será
e
Lançamento do I Prêmio Gaúcho de Arte Eletrônica
Na ocasião também será lançado o I Prêmio Gaúcho de Arte Eletrônica, uma iniciativa do portal Artistas Gaúchos com o apoio da Confraria da Escultura e Studio Clio.
Com Adriana Xaplin e Marcelo Spalding.
Dia 21 de agosto de 2008, às 19:30
Na Confraria da Escultura (Rua Riachuelo, 370, Centro, POA/RS)
Reserve sua vaga
CineDHebate: Justiça - o filme
Documentário, Brasil, 2004, 100min.
Direção: Maria Augusta Ramos
Dia 26 de agosto, às 19h, no Cinema Universitário/Sala Redenção/UFRGS - Campus Centro).
Entrada franca.
Justiça, documentário de Maria Augusta Ramos, pousa a câmera onde muitos brasileiros jamais puseram os pés — um Tribunal de Justiça no Rio de Janeiro, acompanhando o cotidiano de alguns personagens. Há os que trabalham ali diariamente (defensores públicos, juízes, promotores) e os que estão de passagem (réus). A câmera é utilizada como um instrumento que enxerga o teatro social, as estruturas de poder — ou seja, aquilo que, em geral, nos é invisível. O desenho da sala, os corredores do fórum, a disposição das pessoas, o discurso, os códigos, as posturas — todos os detalhes visuais e sonoros ganham relevância. O espaço, as pessoas e sua organização são registrados de maneira sóbria. A câmera está sempre posicionada em relação à cena mas não se move dramaticamente, não busca a falsa comoção. Sinal de respeito, de não-exploração. No filme, não há entrevistas ou depoimentos, a câmera registra o que se passa diante dela. Maria Augusta Ramos observa um universo institucional extremamente fechado e que raras vezes é tratado pelo cinema ficcional brasileiro. Seu filme é tão mais importante em função de nossas limitações em termos de representação dos sistemas judiciais. Em geral, nosso olhar é formado pela visão do cinema americano, os “filmes de tribunal”. Justiça, sob esse aspecto, é um choque de realidade.
A cineasta vai acompanhar um pouco mais de perto uma defensora pública, um juiz/professor de direito e um réu.
Primeiro, a câmera os flagra no “teatro” da justiça; depois, fora dele, na carceragem da Polinter e na intimidade de suas famílias. Com suas opções claras, que não são escondidas por sua opção pela sobriedade e pela simplicidade, Maria Augusta Ramos deixa evidente que, como os documentários, a justiça está muito longe de ser isenta. Como e para quem a justiça funciona no Brasil é a questão que se apresenta em seu filme, sem respostas definitivas ou julgamentos preconcebidos.
Pedro Butcher, Revista Cinemais
Fonte: www.justicaofilme.com
Informações pelo e-mail ligadireitoshumanos@ufrgs.br
site www.ufrgs.br/faced/direitoshumanos e
pelo telefone 8105.3821
A atividade será realizada no período de 01 a 25 de setembro, nas segundas, terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, na sala 101 da FACED/UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, Campus Centro).
O curso totalizará 40h aula.
O valor da inscrição é de R$ 40,00.
Segue em anexo a programação.
Inscrições no site http://www.ufrgs.br/faced/extensao/nepeei
e-mail nepeei@gmail.com
Informações pelo telefone 3308.4154.
Organizadores
Profª Dra. Ivany Souza Ávila
Profª Tífani Teixeira Gonçalez
Bolsista:
Tatiane Milani da Costa
Inscrições:
11/08 a 27/08
Carga-Horária: 40
Vagas: 60
Local: Faculdade de Educação
Encontros: 01, 02, 04, 08, 09, 11, 15, 16, 18, 22, 23 e 25 de setembro (segunda, terça e quinta- feira)
Horário: 19h às 22h
Taxa de Inscrição: R$ 40,00
OFICINAS:
1) Espaços de subjetivação e disciplinamento na escolarização inicial
Profª Dra. Maria Luisa Merino Xavier
DIA: 01/09/08
Sala 101
2) Somos todos musicais
Profª Dra. Leda de Albuquerque Maffioletti
DIA: 02/09/08
Sala: 101
3) Pelos Caminhos da Alfabetização e do Letramento
Profª. Dra. Ivany Souza Àvila
DIA: 04/09/08
Sala: 101
4) (Re)pensando o Ensino de Ciências
Profª Dra. Nádia Geisa. Silveira de Souza
DIA: 08/09/08
Sala: 101
5) Análise de Produção de Textos Infantis
Profª. Dra. Maria Isabel H.Dalla Zen
DIA: 09/09/08
Sala: 101
6) Pedagogia do cuidado de si, infâncias e direitos.
Profª Dra. Roseli Inês Hickmann
DIA: 11/09/08
Sala: 101
7) Documentos docentes: planejamento e avaliação
Profª MSc. Maria Bernadette Castro Rodrigues
DIA: 15/09/08
Sala: 101
8) A Matemática através das histórias infantis
Profª Tífani Teixeira Gonçalez
Acad. Tatiane Milani da Costa
DIA:16/09/08
Sala: 101
9) Jogos em Sala de Aula - NEPEEI
Profª Tífani T. Gonçalez, Dra. Ivany Ávila, Acad. Tatiane Milani
DIA: 18/09/08
Sala: 101
10) O ensino das Ciências Sócio-Históricas
Prof. Dr. Antônio Carlos Castrogiovanni
DIA: 22/09/08
Sala: 101
11) Os sentidos corporais e a produção do conhecimento
Profª Dra. Miriam Suzete de Oliveira Rosa
Dia 23/09/08
Sala: 101
12) Apresentação dos Trabalhos
Dia: 25/09/08
Informações pelo e-mail nana_felipe@yahoo.com.br, no site www.geerge.com e pelo telefone 3308.3428.
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Veja o que diz a página:
A Coleção Cadernos de EJA foi elaborada para o ensino fundamental de jovens e adultos, da alfabetização até a 8ª série. Ela poderá também ser utilizada, integralmente ou em partes, em outras situações de ensino, como nas experiências de educação não-formal, apesar de seu foco ser o ensino fundamental de jovens e adultos ofertado pelas escolas públicas. A coleção segue as orientações curriculares do CNE, organizando os componentes e conteúdos em torno de eixos temáticos e tem o trabalho como eixo geral integrador desses temas.
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Software SpeedBit Video Accelerator 2.2.4.6
Software gratuito, porém em inglês.
Download: http://baixaki.ig.com.br/site/dwnld44358.htm
Fonte: site Baixaki.
De 2 a 5 de setembro de 2008, acontecerá o 9º Salão de Extensão da UFRGS. Com a participação de professores, estudantes e técnico-administrativos e a partir da apresentação de trabalhos, mais uma vez a UFRGS estará divulgando suas Ações de Extensão e estabelecendo espaço de discussão sobre assuntos institucionais e conjunturais.
Neste ano, com o tema A EXTENSÃO E SUAS INTERFACES, o 9º Salão pretende avaliar como está a relação da Extensão com o Ensino e a Pesquisa no cotidiano acadêmico, e como se estabelecem, hoje, os vínculos da Universidade com os diversos setores da Sociedade. Nessa perspectiva, terá primazia a questão da inclusão, verificando-se como os diversos tipos de inclusão estão sendo trabalhados na UFRGS.
Para saber mais, acesse a fonte. Clicando em oficinas, encontra-se até curso de maracatu, violão, dança flamenca, defesa pessoal e coleta seletiva!
Inscrições:
Período: De 04 a 29 de agosto de 2008
A comunidade em geral e grupos de Escolas/Instituições poderão participar do evento, inscrevendo-se nas diversas modalidades oferecidas.
Todas as atividades são gratuitas, com direito à certificação.
A UFRGS foi incluída neste ano na lista das 500 melhores instituições de ensino superior do mundo, de acordo com o ranking internacional elaborado pela Shanghai Jiao Tong University. O Brasil aparece com seis universidades na pesquisa e a única que não constava no ano passado é a UFRGS, elencada na última centena das que integram a lista top 500. A melhor colocada do país é a USP, que está entre as 151 primeiras do ranking. Integram ainda a lista Unicamp, UFMG, UFRJ e Unesp. A pesquisa analisou 12 mil universidades no mundo, considerando indicadores de desempenho acadêmico, incluindo o corpo discente e a equipe de professores, assim como a atuação de pesquisadores citados em seu meio e com publicações em revistas científicas. A lista completa e outras informações sobre a pesquisa podem ser conferidas na página Globo.com, relacionada abaixo, na parte de Notícias, editoria Vestibular e Educação.
O Núcleo Indisciplinar de Estudos sobre Mulher e Gênero/NIEM, coordenado pela professora Jussara Reis Prá, da pós-graduação em Ciência Política, lança site com informações relacionadas às pesquisas e ao movimento de mulheres e feminista. Vinculado ao IFCH desde sua fundação, em 1984, o NIEM atua como articulador dos segmentos feminino e masculino junto ao meio acadêmico e como elemento de ligação entre a universidade e a comunidade. Fomenta, também, o ensino e a pesquisa sobre a questão da mulher e as relações de gênero por meio da realização de programas e eventos junto aos meios científicos e feministas locais, nacionais e internacionais.
O conteúdo do site pode ser conferido no endereço: http://www.nucleomulher.ufrgs.br/
Outras informações pelo telefone 3308-6884.
Fonte: Site da UFRGS - http://www.ufrgs.br/ufrgs/
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
O Instituto de Artes promove nesta sexta-feira, dia 15, recital de música de Câmara com Cristina Capparelli (piano), Kirsten Yon (violino) e Renne Skerik (viola).
A atividade será realizada às 20h, com entrada franca, no Auditorium Tasso Corrêa, Rua Senhor dos Passos, 248.
Mais informações pelo telefone 3308.4318.
Fonte: Site da UFRGS - http://www.ufrgs.br/ufrgs/
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Último número:
ARTIGOS
- Máscaras, jovens e “escolas do diabo”
José Machado Pais
- Vida de jovens: educação não-formal e inserção socioprofissional no subúrbio
Denise Helena P. Laranjeira e Ana Maria Freitas Teixeira
- O corpo do pai e a raça do filho: Noé, Schreber e a maldição do pacto
William F. Pinar
- Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença
Vera Maria Candau
- Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década
Bernardete A. Gatti
- Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido
Akiko Santos
- Imagens de um lugar de memória da Educação Nova: Instituto de Educação do Rio de Janeiro nos anos de 1930
Sonia de Castro Lopes
- Os processos formativos da corporeidade e o marxismo: aproximações pela problemática do trabalho
Carlos Herold Junior
- Arte e metáforas contemporâneas para pensar infância e educação
Luciana Gruppelli Loponte
- O cinema na conquista da América: um filme e seus diálogos com a história
Roberto Abdala Junior
- Desafios e potencialidades da escrita na formação docente em matemática
Maria Teresa Menezes Freitas e Dario Fiorentini
- Relação com o saber na aprendizagem matemática: uma contribuição para a reflexão didática sobre as práticas educativas
Veleida Anahi da Silva
DOCUMENTOS
- Trinta por trinta: dimensões da pós-graduação em educação
Carlos Roberto Jamil Cury
- A retomada de compromissos históricos aos 30 anos da ANPEd
Luiz Antônio Cunha
Professores levam aula para fora da sala
Para alguns alunos, estudar sem visualizar a aplicação prática de uma matéria pode tornar o assunto incompreensível. Isso pode, por vezes, até criar uma resistência nos alunos que dificulta a fixação do conteúdo. Com o intuito de ajudar os estudantes a compreenderem onde se encaixam cada uma das teorias e fórmulas estudadas nos livros, alguns professores deixam a ortodoxia de lado e buscam, fora das salas de aula, maneiras de passar o conteúdo e obter respostas positivas dos jovens.
Essa foi a estratégia usada pelo professor de Física do cursinho Anglo, Harley Sato. "Levamos nossos alunos para um parque de diversões e, ao chegarmos, damos uma aula de 50 minutos sobre as sensações causadas pelos brinquedos e como a Física explica cada uma delas. Depois da aula, eles ficam livres para passarem o resto do dia nos brinquedos", explica Sato. O professor afirma que o projeto de explicar conceitos da Física num parque de diversões surgiu por ser um local atraente para os jovens. "Uma boa maneira de explicar a Física aos estudantes é quando eles fazem parte dos experimentos, o que acontece quando estão dentro dos brinquedos", comenta.
Ver os experimentos pode funcionar como uma outra boa maneira de entender o conteúdo estudado. A coordenadora de monitoria da Estação Ciência da USP (Universidade de São Paulo), Edelci Nunes da Silva, afirma que os visitantes têm boa recepção dessa forma de passar o conhecimento. "Além de ter a oportunidade de ver a experiência ocorrer, os monitores explicam cada um de seus passos. Os visitantes geralmente se sentem mais interessados pelo estudo", diz Edelci.
Apesar do estímulo que o estudo por meio do uso de locais alternativos proporciona, Sato reconhece que visitar lugares onde é possível aprender na prática não muda a postura dos alunos quanto a gostar ou não de uma matéria. "Porém, a prática desperta a curiosidade dos estudantes. Queremos mostrar a eles a importância do estudo. Para uma nação ser bem sucedida e ter uma alta qualidade de vida é preciso investir em tecnologia", declara o professor de Física.
Para acessar os passeios virtuais, acesse o link da fonte: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=16361
A Escola de Educação Física oferece novas turmas de musculação nas terças e quintas-feiras, no horário de 7h30min e de 8h30min e nas segundas e sextas-feiras, às 8h. O curso de “Escola Postural” abrirá outra turma, com funcionamento de setembro a novembro, nas terças e quintas-feiras, no horário das 10h às 11h30min. Inscrições e mais informações pelos telefones 3308.5866 e 3308.5834.
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Ele dá armas para toda gama de habilidades corticais – palavras, imagens, números, lógica, ritmo, cor e noção de espaço – de uma única e poderosa maneira. |
quarta-feira, 6 de agosto de 2008

terça-feira, 5 de agosto de 2008
Alguns exemplos:
Podem aparecer com ou sem nariz, :) ou :-) , e com olhos como bolinhas ou tracinhos, :) ou =). Veja os emoticons com olhos de bolinha e sem nariz, que são os mais usados.
Dica: olhe de lado. ;-)
:)
sorriso
;)
piscadela
:D
sorriso grande ou risada
:(
triste
:,(
chorando
:P
de língua de fora
:O
surpreso
:S
confuso
:*
mandando beijo
:o)
palhaço
:$
envergonhado
[ ]
mandando abraço
O evento será realizado nos dias 07 e 08 de agosto, no Auditório da Escola Técnica (Ramiro Barcelos, 2777).
No dia 08, às 9h, haverá conferência com a Drª Béatrice Fraenkel, diretora da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales - Paris.
A entrada é franca.
Inscrições no local.
Mais informações pelo e-mail marciapedruzzi@terra.com.br.
Segue em anexo a programação da Jornada.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE PSICOLOGIA – PPG PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL
e
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – PPG EM EDUCAÇÃO
Convidam para
IV JORNADA DO LAPPAP
ESCRITAS DA EXPERIÊNCIA:
LEITURAS DA CLÍNICA, ESCRITAS DA CULTURA.
Dias 07 (tarde) e 08 (manhã e tarde) de agosto de 2008.
Local: Escola Técnica da UFRGS
(Rua Ramiro Barcelos, 2777, em frente ao Instituto de Psicologia).
Inscrições no Local; Entrada Gratuita.
E-mail para contato: marciapedruzzi@terra.com.br
Coordenação das Jornadas: Profa. Dra. Maria Cristina Poli
Profa. Dra. Simone Moschen Rickes
Comissão Organizadora: Carolina Mousquer Lima
Marcia Giovana Pedruzzi Reis
Simone Lerner
PROGRAMAÇÃO:
QUINTA-FEIRA, DIA 07, À TARDE.
14h - MESA DE ABERTURA
Prof. Dr. Edson Luiz André de Sousa (coordenador do LAPPAP)
Resistir às tiranias: cidade, poder e utopia
Coordenação de mesa: Profa. Dra. Simone Moschen Rickes
15h - MESA 1:
1- Carolina Mousquer Lima - Do refrão à palavra: uma narrativa possível?
2- Carolina Viola - A estenocopista de Lacan: Letras mortas?
3 - Paulo Fernando Monteiro Ferraz - O sonho de Borges e a memória pessoal e impessoal
16h15 - MESA 2:
1- Tatiane Reis Vianna - Oficinando Enredos de Passagem: O encontro do adolescer em sofrimento com a tecnologia
2- Roselene Gursky - Labirintos Juvenis
3- Cristiane Juguero Martins - Freud apresenta "O homem dos ratos": algumas considerações sobre o imaginário na psicanálise.
17h30 - MESA 3:
1- Maria de Lourdes Duque-Estrada Escarparo - Passagens: a eqüidade como diferença na desigualdade
2- Ananyr Porto Fajardo - "Mas, tu trabalhas?" - Desaprendendo a trabalhar em saúde
3- Renata Lisbôa - Obesidade Infantil: interrogações sobre o lugar do sujeito na transmissão da experiência
______________________________
SEXTA-FEIRA, DIA 08, MANHÃ
9h – CONFERÊNCIA
Mesa com a Dra. Béatrice Fraenkel* – Podemos Agir pela Escritura?
Coordenação da mesa: Profa. Dra. Maria Cristina Poli (coordenadora do LAPPAP).
10h20 - MESA 1:
1- Vitor Hugo Couto Triska – O Sujeito Superficial
2- Janete Rosane Luiz Dócolas - a atualidade do que escreveu Freud sobre o mal estar na cultura
3- Simone Lerner - Da experiência da escrita a escrita da experiência/Da escrita da experiência à experiência da escrita
12h - INTERVALO
SEXTA-FEIRA, DIA 08, À TARDE
14h - MESA 1:
1- Marcia Giovana Pedruzzi Reis – Transmissão da Catástrofe: Transcender em Palavras as Fronteiras do Homem
2- Ana Paula Carvalho da Costa - As escritas da transferência na construção de um caso clínico
3- Márcia Barcellos Alves - Testemunho de Papel: sobre Escrita, Oralidade e Ética
15h30 - MESA 2:
1- Cláudia Bechara Fröhlich - Escrevendo Leituras
2- Ivy de Souza Dias - A mãe suficientemente faltosa
3- Mariana Hollweg Dias - Entre a experiência e a técnica, o lugar do corpo
17h – CONFERÊNCIA
Mesa A Estrada que Não Sabe de Nada, com as Artistas Plásticas Maria Helena Bernardes** e Ana Flávia Baldisserotto***
Coordenação de mesa: Profa. Dra. Simone Moschen Rickes
18h - ENCERRAMENTO
______________________________
*Béatrice Fraenkel é Doutora em História e Semiologia do Texto e da Imagem, 1987, e Mestre em Lingüística, 1974. Dirige a EHESS – École des Hautes Études em Sciences Sociales – Paris, e a equipe de pesquisa Antropologia da Escritura – vinculada ao IIAC/LAHIC – Laboratório de Antropologia e História da Civilização e as Culturas.
**Maria Helena Bernardes é Artista Plástica, co-criadora da Arena – Associação de Arte e Cultura, onde ministra cursos de História e Teoria da Arte.
***Ana Flávia Baldisserotto é Artista Plástica, coordena laboratórios de criação no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre e na Arena – Associação de Arte e Cultura.
"Confiram a premiação da UNESCO para alfabetização recebida pela Cidade de Curitiba. Minha orientanda de doutorado, Nara Salamunes, do PGIE, é diretora do Ensino Fundamental da Prefeitura de Curitiba. É ela quem envia o site, abaixo, com as premiações da UNESCO. Confira o parágrafo desse site que se refere a Curitiba:
"Le Prix d’alphabétisation UNESCO de l’Association internationale pour la lecture a été décerné au programme Alfabetizando com saúde, mené par les autorités de la ville de Curitiba (Brésil). Ce projet se distingue par ses excellents résultats au fil des années et la qualité de la collaboration entre les instances municipales de Curitiba chargées de la Santé et de l’Éducation."
Abraços e parabéns para Curitiba. Especial parabéns para a Nara que tem importante mérito nessa premiação.
Fernando Becker"
Notícia publicada no site:
http://portal.unesco.org/fr/ev.php-URL_ID=43217&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html