16° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância
"Conteúdo, Apoio ao Aprendiz e Certificação - Os Ingredientes
Centrais para Eficácia na EAD"
31 de agosto a 03 de setembro de 2010 - Foz do Iguaçu - Paraná
A expansão superaquecida da EAD nos últimos anos tem criado uma força de trabalho no Brasil de aproximadamente 30.000 integrantes. Provindo das mais variadas formações, desde medicina até música, da matemática até a metrologia, esses profissionais trazem uma grande riqueza de pontos de vista a propósito do processo ensino-aprendizagem, uma atividade humana sobre a qual quase tudo está aberto a debate e a perspectivas diferentes.
Desde que opiniões sejam munidas de evidências comprobatórias, quanto mais diversidade de conhecimento circula entre os profissionais, melhor será a prática da EAD. Felizmente, existem muitos caminhos para ser obter resultados bem-sucedidos na organização de programas de aprendizagem a distância.
Consideramos que os três ingredientes básicos compondo programas de EAD são conteúdo (o conhecimento em si e o seu arranjo eficaz), apoio ao aluno (tanto pelos profissionais, professores e seus apoiadores, quanto pela tecnologia), e certificação do conhecimento (maneira de avaliar a apropriação do saber pelo aprendiz e a outorga de um documento comprobatório), então seu sucesso está na integração sagaz e bem-testada desses ingredientes.
A organização de todos os elementos, os pesos, ênfases e valores atribuídos a eles, distinguem um programa de outros. Idealmente, cada programa de EAD deveria ser um pouco diferente e distintivo. Docentes e coordenadores responsáveis para sua elaboração devem dar um toque de originalidade e criatividade que reflita suas idéias educativas. Embora possa tomar de empréstimo características de outros programas, nacionais e internacionais, o importante é que a "filosofia da instrução e aprendizagem" de cada instituição seja amplamente divulgada, e constantemente reavaliada através de pesquisa, para garantir sua atualização.
O 16° CIAED será uma oportunidade ímpar para a apresentação de trabalhos científicos, e divulgação de experiências práticas, relatando a integração dos diferentes elementos que compõem o fenômeno denominado EAD em diferentes abordagens, nacionais e internacionais.
Fredric Michael Litto
Presidente
CHAMADA DE TRABALHOS
1. O Congresso
1.1. O 16º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância "Conteúdo, Apoio ao Aprendiz e Certificação - Os Ingredientes Centrais para Eficácia na EAD", será realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, abrindo espaço para que pesquisadores, educadores e dirigentes organizacionais possam apresentar seus Trabalhos Científicos baseados em investigação científica; apresentar relatos de Experiências Inovadoras; participar de mesas-redondas com especialistas do Brasil e de outros países; realizar palestras; inserir-se em grupos de trabalho de diferentes linhas de atuação; e estabelecer contatos profissionais.
2. Trabalhos submetidos ao Congresso
Os trabalhos submetidos para apresentação no Congresso podem pertencer a duas classes: Trabalho Científico (TC) e Relato de Experiência inovadora (RE).
2.1. Os Trabalhos Científicos (TCs) submetidos para serem apresentados em Sessões Paralelas no 16º CIAED passam por um rigoroso processo de julgamento, do tipo blind review by peers (julgamento cego por pares), no qual a identidade e a afiliação institucional do autor são elementos não fornecidos àqueles que o avaliam. A avaliação será realizada por uma Comissão Técnica composta pelos membros do Conselho Científico da ABED e de outros doutores com reconhecida atuação na área. Cada Trabalho será avaliado por ao menos três revisores, membros da Comissão Técnica do Congresso.
O resultado final da avaliação de cada submissão, que corresponde à média das avaliações dos revisores, será o indicador decisório para a aceitação de trabalhos científicos para apresentação nas sessões paralelas do congresso.
Em função do resultado final da avaliação alguns trabalhos serão aceitos para apresentação em pôsteres.
2.2. Os Relatos de Experiência Inovadora (RE) correspondem à descrição e análise de realizações nos diferentes tipos de categorias, identificadas a seguir, que apresentem aderência ao tema do Congresso e apresentem algum aspecto inovador. Os REs serão submetidos ao mesmo processo de avaliação descrito no item 2.1, respeitando-se as características de cada classe.
Relatos de Experiências Inovadoras poderão ser aceitos tanto para apresentação nas sessões parelelas do Congresso como para apresentação no formato de pôster.
2.3 Cada Trabalho submetido deverá ser identificado de acordo com os itens: Classe, Categoria, Setor Educacional e Natureza.
2.3.1. - Classe 1 - Investigação Científica 2 - Experiência Inovadora
2.3.2. - Categoria A - Estratégias e Políticas B - Conteúdos e Habilidades C - Métodos e Tecnologias D - Suporte e Serviços E - Gerenciamento e Logística F - Pesquisa e Avaliação
2.3.3. - Setor Educacional 1 - Educação Fundamental 2 - Educação Média e Tecnológica 3 - Educação Universitária 4 - Educação Corporativa 5 - Educação Continuada em Geral
2.3.4. - Natureza do Trabalho A - Relatório de Pesquisa B - Descrição de Projeto em Andamento C - Modelos de Planejamento
2.4. No final do processo de julgamento, o Conselho poderá tomar as seguintes decisões sobre o trabalho:
2.4.1. Significância suficiente para merecer apresentação em Sessão Paralela;
2.4.2. Direcionado para apresentação de Pôster;
2.4.3. Devolvido ao autor para modificações após as quais poderia ser apresentado em Sessão Paralela;
2.4.4 Recusado diretamente por não mostrar as qualidades científicas necessárias para um evento desta natureza.
3. Submissão dos Trabalhos
3.1. A submissão de Trabalhos para análise da Comissão Técnica é exclusiva para os Associados da ABED, e está ligada à condição de que todos os seus autores sejam associados Individuais, em dia com o pagamento das suas anuidades na data da submissão do artigo.
Nota importante: o nome do orientador de teses e dissertações não deve aparecer como co-autor de Trabalho Científico, podendo receber o devido reconhecimento em nota de rodapé.
3.2. O envio do Trabalho será feito única e exclusivamente através de ferramenta: http://www.abed.org.br/congresso2010/enviartrabalhos.htm
3.3. Parte do processo de envio do trabalho na ferramenta é a obrigatoriedade de assinalar a concordância ou não com o termo de compromisso de apresentação previamente descrito abaixo:
"Comprometo-me, caso meu trabalho seja aprovado pela Comissão Científica do 16º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, a comparecer ou nomear um representante para sua apresentação, no dia e hora previamente comunicados, e autorizo sua publicação no site da Associação. Estou ciente da condição de que os autores do trabalho devem ser associados, com os pagamentos das anuidades em dia."
3.4. Logo após a submissão do trabalho, uma mensagem automática será enviada para o endereço eletrônico da pessoa que realizou a submissão, confirmando este procedimento.
3.5. Simultaneamente, o título do trabalho e a data de submissão serão publicados no site do evento.
Nota importante: O recebimento da mensagem automática (item 3.4) e a publicação no site do título do Trabalho submetido não significa de forma alguma a aprovação do mesmo para apresentação no evento.
4. Publicação dos Trabalhos
4.1. Os Trabalhos aprovados serão publicados eletronicamente nos Anais do congresso no site da ABED. Trabalhos aprovados que não forem apresentados por seus responsáveis ou representantes no dia e horário definido na programação do Congresso, serão retirados dos anais e em seu lugar será publicada uma nota explicativa a respeito, com a respectiva identificação dos responsáveis, ficando seus autores impossibilitados de submeter Trabalhos Científicos para os eventos da ABED pelo período de 2 (dois) anos.
4.2. Os Trabalhos serão publicados eletronicamente em dois idiomas: Português e Inglês. Caberá ao autor ou autores do Trabalho aprovado, produzir a versão em inglês do trabalho para a publicação no site do evento. O artigo deverá ser enviado para papers@abed.org.br até o dia 15 de julho de 2010.
4.3. Dúvidas pelo endereço papers@abed.org.br ou pelo telefone 55 11 3275.3561
4.4. Estarão disponíveis para a apresentação dos Trabalhos durante o evento, um computador com sistema operacional básico: Windows XP 2003 com Power Point, Datashow e acesso à Internet.
5. Normas de Padronização
5.1. Os Trabalhos não devem exceder a dez laudas e devem obedecer as novas normas ortográficas da língua portuguesa.
5.2. A página deverá ser configurada em papel A4, utilizando os seguintes parâmetros: margem superior 2,5 cm; inferior 2,5 cm; lateral esquerda 3,5 cm; lateral direita 2,5 cm.
5.3. Devem ser escritos em Word for Windows ou Write, na fonte Arial, corpo 12, usando apenas uma das faces do papel, com entrelinhas de 1,5, alinhado à esquerda, recuo para parágrafo de 1,5 e com inserção do número da página no lado direito superior.
5.4. A estrutura da primeira página é a seguinte:
5.4.1. - Título centralizado, usando letra maiúscula com corpo 16 e em negrito. Palavras estrangeiras deverão ser grafadas em itálico.
5.4.2. - Após o espaço de duas linhas, identificar: o local e a data de envio do Trabalho (mm/aaaa).
5.4.3. - Após o espaço de três linhas, colocar o nome do primeiro autor em corpo 12 centralizado.
5.4.4. - Em seguida, colocar o nome da instituição a que estiver ligado e o endereço eletrônico (e-mail), usando letra corpo 10.
5.4.5. - Fazer o mesmo para os demais autores, deixando uma linha em branco entre cada um deles.
5.4.6. - Após o espaço de uma linha, identificar o Trabalho em uma das Categorias descritas no item 2.2.1.
5.4.7. - Após o espaço de uma linha, identificar o Trabalho em um dos Setores Educacionais indicados no item 2.2.2.
5.4.8. - Após o espaço de uma linha, identificar o Trabalho de acordo com a sua Natureza, indicada no item 2.2.3.
5.4.9. - Após o espaço de uma linha, identificar o Trabalho de acordo com a sua Classe, indicada no item 2.2.4.
5.5. Colocar resumo em português com fonte Arial, corpo 12 justificado em itálico com no máximo 200 palavras, acompanhado das palavras-chave.
5.6. Após o resumo, deixar espaço de três linhas e iniciar o texto do trabalho
5.7. Colocar as referências bibliográficas e quaisquer anexos no final do texto.
5.8. As notas de rodapé, sendo indispensáveis, devem ser colocadas no final do Trabalho, antes das referências bibliográficas.
5.8.1. Os títulos das seções internas devem estar em negrito e alinhados a esquerda.
5.9. Os subtítulos devem ter recuo para parágrafo de 1,5 em relação aos títulos.
5.10. As figuras e tabelas devem ter legendas. Nota importante: Trabalhos sem e-mail e telefone de todos os autores não serão aceitos.
6. Pagamento de Inscrição no Congresso
6.1. Cada Trabalho selecionado para apresentação em sessão paralela deverá ter ao menos um apresentador ou um representante inscrito no Congresso.
Nota Importante: Para cada Trabalho aprovado será concedido um desconto de 50% do valor da taxa de inscrição não acumulativo, destinado ao seu apresentador. No caso de apresentadores adicionais, estes deverão fazer suas inscrições efetuando o pagamento normal das mesmas.
7. Idiomas do Congresso
Português
7.1. Outras línguas, em Sessões Plenárias ou Mini-Cursos, normalmente recebem tradução simultânea para o português.
8. Cronograma
- Período para encaminhamento dos trabalhos: 27 de novembro de 2009 a 02 de maio de 2010;
- Período de avaliação dos trabalhos: 02 de maio a 31 de maio de 2010;
- Divulgação dos resultados no site e comunicação: 1° de junho de 2010;
- Notificações de aceitação serão enviadas pelo sistema automaticamente;
- Apresentação no 16° CIAED: 1° a 3 de setembro de 2010;
9. Informações Complementares
Sede da ABED
Rua Vergueiro, 875 12° andar
CEP 01504-001
São Paulo - SP
Telefone: 11 3275.3561 - Fax: 11 3275.3724
E-mail: papers@abed.org.br
Página da ABED: http://www2.abed.org.br
Página do evento: http://www.abed.org.br/congresso2010
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
O combate à violência institucional e à discriminação!
A Liga dos Direitos Humanos da UFRGS realiza o II Fórum de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, e o I Projeto Itinerante de Capacitação para Defensores em Direitos Humanos, com o tema O combate à violência institucional e à discriminação.
Os eventos acontecerão nos dias 08, 09 e 10 de dezembro, na sala 601 da Faculdade de Educação da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, Campus Centro). Nesta ocasião será lançado o Concurso Nacional "Defensores dos Direitos Humanos no Planeta Terra", aberto a alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação.
A entrada é franca e aberta à comunidade em geral. Inscrições somente no dia e local dos eventos. Será fornecida declaração de participação.
Promoção: Liga dos Direitos Humanos, Faculdade de Educação da UFRGS e Instituto Recriar. Financiamento do Fundo Brasil de Direitos Humanos. Parcerias: PPGEDU/UFRGS, ABONG Fórum Sul, CAMP, AMP/RS, Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa/RS, Câmara Municipal de Porto Alegre, Movimento de Justiça e Direitos Humanos.
Informações pelo email ligadireitoshumanos@ufrgs.br no sitewww.ufrgs.br/faced/projetoitinerante telefones 3308.3496 (à tarde) e 9375.8400
Programação:
Dia 08/12 (terça-feira), sala 601 FACED/UFRGS:
9h Credenciamento e entrega de material
10h Abertura: Exibição do documentário Com Dor (Brasil, 2008, Liga dos Direitos Humanos). Lançamento do Concurso ?Defensores dos Direitos Humanos no Planeta Terra?
Johannes Doll (Diretor da FACED/UFRGS)
Jorge Ribeiro (Coordenador do PPGEDU/UFRGS)
Mauro Silva de Souza (Vice-presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul)
Giancarla Brunetto (Coordenadora da Liga dos Direitos Humanos e coordenadora geral do Projeto Itinerante de Direitos Humanos do RS)
14h Diálogo: Educação, Discriminação e Direitos Humanos
Beatriz Lang (Coordenadora do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do RS)
Célio Golin (Coordenador do NUANCES e integrante da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos/AL/RS)
Roger Raupp Rios (Doutor em Direito e juiz federal)
Virginia Feix (Coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos do IPA e coordenadora do Eixo Educação Superior do CEEDH/RS)
17h Exibição do filme Meu tempo não parou (Brasil, 2008, dir. Silvio Barbizan e Jair Giacomini. Argumento-Célio Golin)
19h Conferência e Debate: A violência institucional, os direitos fundamentais e sociais
Conferencista: Ingo Wolfgang Sarlet (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito/PUCRS e professor da AJURIS)
Debatedores: Carmem Craidy (Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação, Exclusão e Violência Social/FACED/UFRGS)
Castor Bartolomé Ruiz (Coordenador da Cátedra UNESCO de Direitos Humanos e Violência. Governo e Governança e professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia/UNISINOS)
Marisa Formolo (Deputada Estadual, vice-presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos/AL/RS)
Dia 09/12 (quarta-feira), sala 601 FACED/UFRGS:
10h Painel: Os meios de comunicação combatem ou compactuam com a violência e a discriminação?
Dagmar Camargo (Coordenadora do Conselho de Rádios Comunitárias RS, coordenadora do Eixo Comunicação da CEEDH/RS e integrante da DIST Brasil)
João Rosito (Jornalista, mestrando em Antropologia/UFRGS)
Marco Weissheimer (Jornalista da Agência Carta Maior, Blog RS Urgente)
Mediação: Valéria Beatriz Carvalho (Secretária-executiva da Liga dos Direitos Humanos e fundadora da Corações e Mentes)
13h Exibição do documentário Brazil, a report on torture (Chile/EUA, 1971, Dir.Saul Landau e Haskell Wexler)
14h Diálogo: Anos Rebeldes, dos Anos de Chumbo à democratização do Brasil
Dariane Rossi (Professora do Colégio de Aplicação/UFRGS, coordenadora do Curso de Extensão Anos Rebeldes: uma abordagem sobre a ditadura civil-militar brasileira)
Domingos Sávio Dresch da Silveira (Procurador da República, professor da Faculdade de Direito da UFRGS)
Jair Krischke (Fundador e conselheiro do Movimento de Justiça e Direitos Humanos)
Juremir Machado da Silva (Jornalista, pesquisador, tradutor, escritor, professor da PUCRS)
Roberto dos Santos Donato (Capitão da Brigada Militar, representante da Associação dos Oficiais da Brigada Militar no CEEDH/RS e CECT/RS)
Mediação: João Rosito (Jornalista, mestrando em Antropologia/UFRGS)
19h conferência: O direito à terra no Planeta Terra
Conferencista: Representante da Organização Terra de Direitos/Paraná
Debatedores: Carlos Cesar D?Elia (Procurador do Estado RS, presidente PROTEGE/RS e do Colégio Nacional de Presidentes dos Conselhos Deliberativos-Programas de Proteção a Testemunhas)
José Otávio Catafesto de Souza (Doutor em Antropologia e professor do Departamento de Antropologia da UFRGS)
Miriam Balestro (Promotora de Justiça da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos/Ministério Público RS)
Onir Araújo (Advogado, membro do Movimento Negro Unificado do RS)
Dia 10/12 (quinta-feira), sala 601 FACED/UFRGS:
9h Exibição do filme Omissão de Socorro (São Paulo, 2007, Dir. Olívio Tavares de Araújo)
10h Painel: Os direitos humanos dos invisíveis
Alessandra Santos (Coordenadora da Associação de Familiares de Apenados)
Bruno Mendonça Costa (Médico psiquiatra, professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde-UFCSPA, diretor do Sindicato Medico do RS e vice-presidente da DIST Brasil)
Mauri Cruz (Sócio fundador e Secretário-executivo do CAMP, diretor regional do Fórum Sul da ABONG, diretor do Cone Sul e Brasil da Associação Latino-americana de Organizações de Promoção para o Desenvolvimento-ALOP)
Mediação: Gilmar Dal'Osto Rossa (Presidente do Instituto Recriar e coordenador-executivo do Projeto Itinerante de Direitos Humanos do RS)
14h Diálogo: Cinema e Direitos Humanos, amor à primeira vista
Alfredo Barros (montador, professor da ESPM, coordenador da equipe de montagem da Santuário Filmes)
Beto Souza (jornalista, cineasta, Imagem B Filmes)
Carlos Leoni (diretor e produtor/SP)
Laís Chaffe (jornalista, escritora, cineasta,idealizadora da Casa Verde e Atena Produções)
Mediação: Giancarla Brunetto (realizadora de vídeos em direitos humanos, coordena a Liga dos Direitos Humanos e o Projeto Itinerante)
17h Exibição dos documentários
No olho do furacão (Brasil, dir. Duto Sperry, prod. Carlos Leoni)
Canto de Cicatriz (Brasil, 2005, dir. Laís Chaffe)
Os eventos acontecerão nos dias 08, 09 e 10 de dezembro, na sala 601 da Faculdade de Educação da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, Campus Centro). Nesta ocasião será lançado o Concurso Nacional "Defensores dos Direitos Humanos no Planeta Terra", aberto a alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação.
A entrada é franca e aberta à comunidade em geral. Inscrições somente no dia e local dos eventos. Será fornecida declaração de participação.
Promoção: Liga dos Direitos Humanos, Faculdade de Educação da UFRGS e Instituto Recriar. Financiamento do Fundo Brasil de Direitos Humanos. Parcerias: PPGEDU/UFRGS, ABONG Fórum Sul, CAMP, AMP/RS, Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa/RS, Câmara Municipal de Porto Alegre, Movimento de Justiça e Direitos Humanos.
Informações pelo email ligadireitoshumanos@ufrgs.br no sitewww.ufrgs.br/faced/projetoitinerante telefones 3308.3496 (à tarde) e 9375.8400
Programação:
Dia 08/12 (terça-feira), sala 601 FACED/UFRGS:
9h Credenciamento e entrega de material
10h Abertura: Exibição do documentário Com Dor (Brasil, 2008, Liga dos Direitos Humanos). Lançamento do Concurso ?Defensores dos Direitos Humanos no Planeta Terra?
Johannes Doll (Diretor da FACED/UFRGS)
Jorge Ribeiro (Coordenador do PPGEDU/UFRGS)
Mauro Silva de Souza (Vice-presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul)
Giancarla Brunetto (Coordenadora da Liga dos Direitos Humanos e coordenadora geral do Projeto Itinerante de Direitos Humanos do RS)
14h Diálogo: Educação, Discriminação e Direitos Humanos
Beatriz Lang (Coordenadora do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do RS)
Célio Golin (Coordenador do NUANCES e integrante da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos/AL/RS)
Roger Raupp Rios (Doutor em Direito e juiz federal)
Virginia Feix (Coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos do IPA e coordenadora do Eixo Educação Superior do CEEDH/RS)
17h Exibição do filme Meu tempo não parou (Brasil, 2008, dir. Silvio Barbizan e Jair Giacomini. Argumento-Célio Golin)
19h Conferência e Debate: A violência institucional, os direitos fundamentais e sociais
Conferencista: Ingo Wolfgang Sarlet (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito/PUCRS e professor da AJURIS)
Debatedores: Carmem Craidy (Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação, Exclusão e Violência Social/FACED/UFRGS)
Castor Bartolomé Ruiz (Coordenador da Cátedra UNESCO de Direitos Humanos e Violência. Governo e Governança e professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia/UNISINOS)
Marisa Formolo (Deputada Estadual, vice-presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos/AL/RS)
Dia 09/12 (quarta-feira), sala 601 FACED/UFRGS:
10h Painel: Os meios de comunicação combatem ou compactuam com a violência e a discriminação?
Dagmar Camargo (Coordenadora do Conselho de Rádios Comunitárias RS, coordenadora do Eixo Comunicação da CEEDH/RS e integrante da DIST Brasil)
João Rosito (Jornalista, mestrando em Antropologia/UFRGS)
Marco Weissheimer (Jornalista da Agência Carta Maior, Blog RS Urgente)
Mediação: Valéria Beatriz Carvalho (Secretária-executiva da Liga dos Direitos Humanos e fundadora da Corações e Mentes)
13h Exibição do documentário Brazil, a report on torture (Chile/EUA, 1971, Dir.Saul Landau e Haskell Wexler)
14h Diálogo: Anos Rebeldes, dos Anos de Chumbo à democratização do Brasil
Dariane Rossi (Professora do Colégio de Aplicação/UFRGS, coordenadora do Curso de Extensão Anos Rebeldes: uma abordagem sobre a ditadura civil-militar brasileira)
Domingos Sávio Dresch da Silveira (Procurador da República, professor da Faculdade de Direito da UFRGS)
Jair Krischke (Fundador e conselheiro do Movimento de Justiça e Direitos Humanos)
Juremir Machado da Silva (Jornalista, pesquisador, tradutor, escritor, professor da PUCRS)
Roberto dos Santos Donato (Capitão da Brigada Militar, representante da Associação dos Oficiais da Brigada Militar no CEEDH/RS e CECT/RS)
Mediação: João Rosito (Jornalista, mestrando em Antropologia/UFRGS)
19h conferência: O direito à terra no Planeta Terra
Conferencista: Representante da Organização Terra de Direitos/Paraná
Debatedores: Carlos Cesar D?Elia (Procurador do Estado RS, presidente PROTEGE/RS e do Colégio Nacional de Presidentes dos Conselhos Deliberativos-Programas de Proteção a Testemunhas)
José Otávio Catafesto de Souza (Doutor em Antropologia e professor do Departamento de Antropologia da UFRGS)
Miriam Balestro (Promotora de Justiça da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos/Ministério Público RS)
Onir Araújo (Advogado, membro do Movimento Negro Unificado do RS)
Dia 10/12 (quinta-feira), sala 601 FACED/UFRGS:
9h Exibição do filme Omissão de Socorro (São Paulo, 2007, Dir. Olívio Tavares de Araújo)
10h Painel: Os direitos humanos dos invisíveis
Alessandra Santos (Coordenadora da Associação de Familiares de Apenados)
Bruno Mendonça Costa (Médico psiquiatra, professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde-UFCSPA, diretor do Sindicato Medico do RS e vice-presidente da DIST Brasil)
Mauri Cruz (Sócio fundador e Secretário-executivo do CAMP, diretor regional do Fórum Sul da ABONG, diretor do Cone Sul e Brasil da Associação Latino-americana de Organizações de Promoção para o Desenvolvimento-ALOP)
Mediação: Gilmar Dal'Osto Rossa (Presidente do Instituto Recriar e coordenador-executivo do Projeto Itinerante de Direitos Humanos do RS)
14h Diálogo: Cinema e Direitos Humanos, amor à primeira vista
Alfredo Barros (montador, professor da ESPM, coordenador da equipe de montagem da Santuário Filmes)
Beto Souza (jornalista, cineasta, Imagem B Filmes)
Carlos Leoni (diretor e produtor/SP)
Laís Chaffe (jornalista, escritora, cineasta,idealizadora da Casa Verde e Atena Produções)
Mediação: Giancarla Brunetto (realizadora de vídeos em direitos humanos, coordena a Liga dos Direitos Humanos e o Projeto Itinerante)
17h Exibição dos documentários
No olho do furacão (Brasil, dir. Duto Sperry, prod. Carlos Leoni)
Canto de Cicatriz (Brasil, 2005, dir. Laís Chaffe)
Assinar:
Postagens (Atom)