Dire(i)to à leitura
Letramento/alfabetismo funcional
Realização: Instituto Paulo Montenegro/IBOPE e Câmara Rio-Grandense do Livro
Foco do debate: adulto leitor e níveis de alfabetismo. Leitura como poder. Ler enriquece!
Importante: buscar como resultado pelo menos uma ação prática.
8 de novembro de 2008
Mesa 1: das 9 às 10h40 –
O mapa do desafio: as coordenadas
Retrato atualizado: pesquisas e mapeamentos da leitura no Brasil
Instituto Paulo Montenegro e Ação Educativa (Ana Lucia Lima e Vera Masagão)
Conteúdo proposto: o INAF, seus resultados, os tipos de alfabetismo, habilidades de cada um dos grupos, causas, conseqüências e possibilidades.
Mesa 2: das 11h às 12h40
Fazendo o caminho ao caminhar? Na estrada
Loucos e santos. Sonhos que dão certo. Ações práticas que acontecem hoje
ONGs com ações mais sonhadoras, gente mais independente de entidades
Conteúdo proposto: depoimentos de representantes de movimentos, iniciativas comunitárias, professores da educação de adultos (1º ciclo)
Mesa 3: das 14h às 15h40
Preparando a viagem: a bagagem essencial
A teoria: a academia/ as teses/ as possibilidades/ as projeções (especialistas, estudiosos do tema).
Conteúdo proposto: especialista em leitura discutem do ponto de vista técnico.
Carmem Maria Craidy e Iole Faviero Trindade
Mesa 4: das 16h às 17h40
Guias de viagem
Ações de entidades organizadas, responsabilidade social. O que fazer? (Instituições maiores, ações organizadas).
Conteúdo proposto: ações estruturadas, de mais amplo alcance.
Instituto C&A (Programa Prazer em Ler) e Avisa Lá (Programa Além das Letras)
Informações pelo e-mail cmcraidy@terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário