quinta-feira, 15 de outubro de 2009

IV Workshop de Arquiteturas Pedagógicas!

Prezados Colegas,

convidamos todos para submissão de trabalhos e participação no IV Workshop de Arquiteturas Pedagógicas para Suporte à Educação a Distância, evento realizado como parte do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

Solicitamos ainda a Divulgação do Evento em suas instituições.

Atenciosamente,

A Coordenação do IV WAPSEDI


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
IV Workshop de Arquiteturas Pedagógicas
para Suporte à Educação a Distância mediada pela Internet
(IV WAPSEDI)



Chamada de Trabalhos



Sobre o Workshop

O IV Workshop de Arquiteturas Pedagógicas para Suporte à Educação a Distância Mediada pela Internet será realizado paralelamente ao XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2009).

O evento abordará a apresentação e a discussão das iniciativas, no contexto nacional e internacional, com respeito à concepção, produção e experimentação de materiais didáticos interativos e suas estratégias de uso na Educação a Distância, mediada pela telemática, enfatizando a exploração do conceito de Arquiteturas Pedagógicas.

As arquiteturas buscam traduzir propostas pedagógicas em situações de aprendizagem mediadas por materiais didáticos interativos e por Ambientes Virtuais. Tais situações caracterizam-se pelo deslocamento das concepções hierárquicas e disciplinares de ensino e direcionam-se para a concepção do conhecimento interdisciplinar em um modelo de "rede de relações".

As arquiteturas pedagógicas abertas permitem que os estudantes realizem atividades cognitivamente instigantes e desenvolvam métodos de trabalho interativos e construtivos. Como exemplo de propostas pedagógicas que deram origem às arquiteturas, podemos citar: Projetos de Aprendizagem, Estudo de Caso ou Resolução de Problema, Aprendizagem Incidente, Ação Simulada.

Objetivos
Com este workshop pretende-se: promover a apresentação e avaliação de materiais pedagógicos inovadores que explorem as diferentes contribuições do conceito de Arquiteturas Pedagógicas na concepção de desenhos abertos para a educação a distância; promover um inventário das diversas pesquisas e desenvolvimento de materiais educacionais e ambientes virtuais associados ao conceito de Arquiteturas Pedagógicas; promover a articulação entre pesquisadores e contribuir para a consolidação de uma rede nacional de pesquisa em produção de materiais didáticos interativos para Educação Mediada pela Internet.

Tópicos de Interesses (Não exclusivos)
• Materiais pedagógicos para a EAD;
• Objetos interativos de aprendizagem;
• Inovação curricular com o uso da telemática;
• Propostas pedagógicas para EAD mediada pela Internet e seus materiais;
• Arquiteturas pedagógicas;
• Concepções teóricas e metodológicas para os materiais pedagógicos interativos;
• Aportes teórico-metodológicos para a compreensão da aprendizagem mediada pela tecnologia.
• Modelos de formação e arquiteturas pedagógicos voltados à tutoria em EAD.


Formato para submissão de artigos
Os trabalhos para o IV WAPSEDI somente em mídia digital pela Web utilizando o JEMS. Serão aceitos trabalhos em Português, Espanhol ou Inglês. O processo de revisão é "double-blind" e será revisado no mínimo por dois membros do comitê de programa.

O cadastramento da proposta no ambiente de submissões deve conter: título, nomes e e-mails dos autores, resumo com no máximo 10 linhas, palavras-chave (máximo 4 palavras). O corpo do trabalho, incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas, deve ter tamanho máximo de 9 páginas no formato SBC. O corpo do trabalho deve iniciar com o título seguido do texto completo da proposta, sem nome ou qualquer identificação dos autores ou afiliação, inclusive nas referências bibliográficas, nomes dos projetos e endereços web. Substituí-los por "Omitido para revisão". A capa do trabalho, a ser inserida na versão final, conterá: título, nomes dos autores, instituições onde atuam endereços e telefones, e-mail dos autores, resumo com no máximo 10 linhas, palavras-chave (máximo 4 palavras).


Coordenadores do Workshop
• Marie Jane Soares Carvalho (marie.jane@ufrgs.br)
• Rosane Aragón de Nevado (rosane.aragon@ufrgs.br)
• Crediné Silva de Menezes (credine@inf.ufes.br)

Comitê de Programa

• Em formação

Datas Importantes
• Submissão: até 25/10/2009
• Divulgação dos Resultados: 01/11/2009

Nenhum comentário: