quarta-feira, 5 de maio de 2010

OFICINAS TEMÁTICAS na FACED - Faculdade de Educação

DIA 15 DE MAIO DAS 9H ÀS 12H

Neste ano, a FACED abre suas portas para oferecer oficinas temáticas em diferentes campos de conhecimento e de atuação na educação.

Estudantes do Ensino Médio e Magistério, Professores das redes Municipais e Estadual da Grande Porto Alegre, Educadores Sociais e público interessado em temas educacionais são nossos principais convidados.

As oficinas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas com a Francielem (secretaria da FACED) pelo telefone: (51) 3308-3424.

INSCRIÇÕES: de 03 a 13 de maio, das 14h às 18h

ou no dia da atividade, se houver vagas (vagas limitadas).

Esperamos vocês!!

DATA: 15 maio - Sábado

HORÁRIO: 09h às 12h

LOCAL: Faculdade de Educação - Campus Centro da UFRGS


1- Falar, ler e escrever! A produção textual escolar.

Ministrante: Profª Maria Isabel H Dalla Zen

Resenha: Esta oficina aborda a produção textual de crianças, jovens e adultos. A partir de um enfoque teórico e pedagógico, discute aspectos relacionados às condições de produção do texto, aos recursos linguísticos empregados e à avaliação do processo de construção da escrita.

2 - Libras e Literatura Surda

Ministrante: Profª Lodenir karnopp

Resumo: Objetiva analisar e propor algumas atividades de ensino para crianças surdas de séries iniciais, com ênfase em uma pedagogia bilíngue (língua de sinais e língua portuguesa).

3 - Obras em rede

Ministrante: Profª Paola Zordan

Resumo: Será apresentado o movimento Fluxus e trabalhos de artistas contemporâneos cuja execução e natureza dependem de sua inserção e disseminação pública em locais prosaicos. Em consonância com projetos pedagógicos em sala de aula uma ação artística será proposta aos participantes.

4 -Contribuições da Psicopedagogia para a Prática Escolar


Ministrante: Luciana Vellinho Corso


Resumo: Introdução à área da psicopedagogia, caracterização das dificuldades de aprendizagem, prevenção de dificuldades de aprendizagem, práticas de avaliação e intervenção psicopedagógicas.


5 - Movimentando nosso pensar por vias da adição e da multiplicação

Ministrante: Prof. Francisco Egger

Resumo: O encontro pretende entrecruzar experiências dos participantes, referentes à matemática das operações de adição e multiplicação, com uma perspectiva contemporânea do tema na área de Educação Matemática.

6 - Educação comunitária

Ministrante: Prof. Paulo Albuquerque

Resumo: A faculdade de Educação por ter presente a complexidade do ensinar e do aprender não abre mão de pensar educação na sua totalidade por isso propõe uma oficina que tem por eixo central Educação e Comunidade - na qual comunidade não é adjetivo - mas substantivo que faz referência a uma multiplicidade de saberes e conhecimentos que estão em jogo na formação docente.

7 - Brincadeiras Cantadas

Ministrante: EDUCAMUS: Grupo de Estudo e Pesquisa Música e Educação

Resumo: A oficina explora a dimensão lúdica da música, resgatando valores socioculturais através da brincadeira. Trabalha as habilidades musicais básicas e a classificação das brincadeiras cantadas.


8 - Literatura Infantil

Responsável: Profª Gladis Kaercher

Resumo: A oficina pretende discutir a formação do leitor literário
na escolarização inicial, pensando a seleção de acervo
bem como a proposição de uma ação pedagógica voltada
para este fim.

9 - “Quem quer Brincar?”

Ministrantes: Equipe do Programa de Extensão Universitária “Quem quer Brincar?” Resumo: A Oficina tem por objetivo desenvolver atividades de formação pedagógica na perspectiva lúdica, oferecendo aos participantes a oportunidade de brincar e compartilhar sentimentos de acolhida e inserção no grupo. Trabalhamos jogos sem materiais e jogos simples feitos de sucata, para mostrar de modo acessível as contribuições do jogo na Educação.

10 - Gênero e sexualidade na escola

Ministrantes: Profª Dagmar Estermann Meyer e Catharina Silveira (bolsista de IC)

Resumo: Tomando como referência os campos dos estudos de gênero e sexualidade, pretende-se discutir questões que essas abordagens colocam a professores e professoras e como elas podem contribuir para a formação que se processa nas escolas, nas diferentes áreas em que os/as participantes atuam.


11 - Jogos Matemáticos

Ministrante: Profª Clarissa Golbert

Resumo: Nessa oficina serão apresentados e/ou experienciados jogos matemáticos tendo em vista sensibilizar o professor em formação para a importância de ensinar matemática de uma forma que favoreça a compreensão dos conceitos numéricos e o domínio de habilidades numéricas.


12- Educação Popular

Ministrantes: Prof. Raimundo Helvécio Aguiar e Profª Denise Comerlato

Resumo: Tratará dos princípios teórico-práticos da educação popular, tendo como objetivo o trabalho educativo com crianças, jovens e adultos das classes populares.

Nenhum comentário: