segunda-feira, 30 de agosto de 2010

V Workshop de Arquiteturas Pedagógicas para Suporte à Educação a Distância mediada pela Internet

V Workshop de Arquiteturas Pedagógicas para Suporte à Educação a Distância mediada pela Internet

(V WAPSEDI)

Organizadores:
· Crediné Silva de Menezes
· Rosane Aragon de Nevado
· Marie Jane Soares de Carvalho
Sobre o workshop

O V Workshop de Arquiteturas Pedagógicas para Suporte à Educação a Distância Mediada pela Internet será realizado paralelamente ao XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2010).

O evento abordará a apresentação e a discussão das iniciativas, no contexto nacional e internacional, com respeito à concepção, produção e experimentação de materiais didáticos interativos e suas estratégias de uso na Educação a Distância, mediada pela telemática, enfatizando a exploração do conceito de Arquiteturas Pedagógicas.

As arquiteturas buscam traduzir propostas pedagógicas em situações de aprendizagem mediadas por materiais didáticos interativos e por Ambientes Virtuais. Tais situações caracterizam-se pelo deslocamento das concepções hierárquicas e disciplinares de ensino e direcionam-se para a concepção do conhecimento interdisciplinar em um modelo de "rede de relações".

As arquiteturas pedagógicas abertas permitem que os estudantes realizem atividades cognitivamente instigantes e desenvolvam métodos de trabalho interativos e construtivos. Como exemplo de propostas pedagógicas que deram origem às arquiteturas, podemos citar: Projetos de Aprendizagem, Estudo de Caso ou Resolução de Problema, Aprendizagem Incidente, Ação Simulada.
Objetivos

Com este workshop pretende-se: promover a apresentação e avaliação de materiais pedagógicos inovadores que explorem as diferentes contribuições do conceito de Arquiteturas Pedagógicas na concepção de desenhos abertos para a educação a distância; promover um inventário das diversas pesquisas e desenvolvimento de materiais educacionais e ambientes virtuais associados ao conceito de Arquiteturas Pedagógicas; promover a articulação entre pesquisadores e contribuir para a consolidação de uma rede nacional de pesquisa em produção de materiais didáticos interativos para Educação Mediada pela Internet
Tópicos de interesse (não exclusivas)

· Materiais pedagógicos para a EAD

· Objetos interativos de aprendizagem

· Inovação curricular com o uso da telemática

· Propostas pedagógicas para EAD mediada pela Internet e seus materiais

· Arquiteturas pedagógicas

· Concepções teóricas e metodológicas para os materiais pedagógicos interativos

· Aportes teórico-metodológicos para a compreensão da aprendizagem mediada pela tecnologia

· Modelos de formação e arquiteturas pedagógicos voltados à tutoria em EAD
Processo de Seleção

O processo de revisão é "double-blind" e será revisado no mínimo por dois membros do comitê de programa.
Formato da submissão

Os trabalhos para o V WAPSEDI somente em mídia digital pela Web utilizando o JEMS.

Idioma: Serão aceitos trabalhos em Português, Espanhol ou Inglês.

O cadastramento da proposta no ambiente de submissões deve conter: título, nomes e e-mails dos autores, resumo com no máximo 10 linhas, palavras-chave (máximo 4 palavras). O corpo do trabalho, incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas, deve ter tamanho máximo de 9 páginas no formato SBC. O corpo do trabalho deve iniciar com o título seguido do texto completo da proposta, sem nome ou qualquer identificação dos autores ou afiliação, inclusive nas referências bibliográficas, nomes dos projetos e endereços web. Substituí-los por "Omitido para revisão". A capa do trabalho, a ser inserida na versão final, conterá: título, nomes dos autores, instituições onde atuam endereços e telefones, e-mail dos autores, resumo com no máximo 10 linhas, palavras-chave (máximo 4 palavras).


Data Importantes
Submissão de trabalhos : 19 de setembro de 2010
Notificação de Aceitação : 15 de outubro de 2010
Versão final : 22 de outubro de 2010

Nenhum comentário: