sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Curso de Extensão Educação Especial e Inclusão Escolar: da teoria à prática

O NEPIE - Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar doPrograma de Pós-Graduação em Educação da UFRGS está recebendo inscrições ao curso de extensão Educação Especial e Inclusão Escolar: da teoria à prática. O curso será realizado de 11 de setembro a 11 de dezembro, das 18h30às 21h30, na sala 601 da FACED/UFRGS, totalizando 40 horas-aula.
Podem participar professores, alunos de Graduação e Pós-Graduação, profissionais da educação, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e demais interessados. Este curso tem em vista oportunizar aos professores e aos profissionais ligados à temática, uma maior reflexão crítica acerca destes questionamentos, através de uma aproximação entre os conceitos teóricos e à realidade prática.
Investimento: R$60,00 (curso completo).
Vagas limitadas.
Nos dias 04/09, 18/09, 09/10, 23/10, 20/11 e 04/12/2007, às 18h, haverá sessões de exibição de filmes, esta atividade está incluída na carga horária do curso.
Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones 3308.3433 e 3308.4138 (à tarde) e na página www.ufrgs.br/faced/pos/
Abaixo informações e a programação do curso...
CURSO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR: da teoria à prática
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO
NEPIE – NÚCLEO DE ESTUDOS EM POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR
PPGEDU/UFRGS

Coordenação:
Claudio Roberto Baptista
Organização: COMEX/NEPIE
Mauren Tezzari (Coordenadora)
Andréa Asti Severo
Daniela Corte Real
Gabriela Brabo

As discussões sobre a Educação Especial e o processo de inclusão escolar têm se tornado freqüentes frente à nova realidade apresentada pelas políticas educacionais. Mas o que realmente isso significa? O que representa na realidade escolar? Quais as modificações e adaptações necessárias à prática pedagógica? Quais os sujeitos desse processo? O que fazer com relação a avaliação, currículo, formação/capacitação? Enfim, existe uma série de questões que precisam ser melhor esclarecidas.
Este curso tem em vista oportunizar , aos professores e aos profissionais ligados à temática, uma maior reflexão crítica acerca destes questionamentos, através de uma aproximação entre os conceitos teóricos e à realidade prática.
O que se pretende é a discussão conjunta das teorias e das políticas pertinentes ao assunto, a apresentação de relatos de práticas, a produção de material de apoio e a elaboração de sínteses/percepções acerca das propostas de cada encontro.
Daí o caráter teórico-prático deste curso que objetiva, acima de tudo, escutar as diversas vozes dos envolvidos neste processo.

COMEX/NEPIE
11/09/2007 : Políticas Públicas para a Educação Inclusiva: novas perspectivas

1) Apresentação do NEPIE - Prof. Claudio Baptista
2) Apresentação do Projeto de Extensão – Mauren Tezzari (Coordenadora da COMEX/NEPIE) e Andréa Asti Severo (COMEX/NEPIE)
3) Palestra: “Políticas de Inclusão Escolar: interrogações e riscos” - Prof. Claudio Roberto Baptista
4) Palestra: “Que Políticas Públicas Apontam para a Inclusão Escolar?” – Luciane Viegas
5) Palestra; “Políticas Públicas de Inclusão escolar” – Francéli Brizola
5) Discussão
6) Indicação de bibliografia e filme: Garoto Selvagem e solicitação de primeira produção escrita (1 folha) a ser enviada por e-mail até: 18/09/2007.
25/09/2007: Sujeitos da Educação Especial e o Processo de Inclusão Escolar

Retomada do encontro anterior e discussão de aspectos relevantes – COMEX/NEPIE
Palestra: “A Educação de Crianças com Psicose Infantil” - Carla Vasques
Palestra: “Corpos que Não Param: hiperatividade, a epidemia de nosso tempo” - Claudia Freitas (TDAH)
Discussão
Indicação de bibliografia e filme: “A História de Peter” e solicitação da segunda produção escrita (1 folha) a ser enviada por e-mail até: 09/10/2007.
16/10/2007: Possíveis relações entre diagnóstico e intervenções pedagógicas

1) Retomada do encontro anterior e discussão de aspectos relevantes - COMEX/NEPIE.
2) Palestra: “Deficiência Mental como Produção Cultural” - Profa. Dra. Maria Sylvia Carneiro
3) Palestra: “Para Além do Diagnóstico: novos desafios e perspectivas” – Profa. Me. Andréa Asti Severo
4) Palestra: “O Professor como Avaliador” - Gabriela Brabo
5) Palestra: “Saúde e Educação: um olhar interdisciplinar” - Marilú Mourão Pereira
6) Discussão
7) Indicação de bibliografia e de filme: Ser e Ter e solicitação da terceira produção escrita (1 folha) a ser enviada por e-mail até: 23/10/2007.
30/10/2007: Processos de aprendizagem: teoria, avaliação e escolar

Retomada do encontro anterior e discussão de aspectos relevantes (COMEX/NEPIE)
Palestra: “Desenvolvimento e Aprendizagem: correntes teóricas contemporâneas” - Profa. Dra. Beatriz Dorneles
Palestra: “Avaliação da Aprendizagem e Inclusão Escolar: da prática da classificação à possibilidade de intervenção pedagógica” - Ana Carolina Christofari
4) Palestra: “A Rede de Interações nos processos de Aprendizagem de sujeitos com necessidades Educativas Especiais: o lugar das turmas de progressão” - Lenise Pistóia
5) Apresentação sobre a experiência da Escola Gilberto Jorge
6) Discussão
7) Indicação de bibliografia e de filme: O viajante da mente. Desejo de ordem. e solicitação da quarta produção escrita (1 folha) a ser enviada por e-mail até:20/11 /2007.
27/11/2007: Caminhos e possibilidades para a formação docente

Retomada do encontro anterior e discussão de aspectos relevantes que tenham surgido (COMEX/NEPIE)
Apresentação de clips/dvd´s.
3) Palestra: “ A Inclusão Digital como Possibilidade de Formação do Professor” - Iranice Carvalho Silva
4) Palestra: “Sala de Recursos: assessoria e formação em serviço” – Mauren Lúcia Tezzari
5) Palestra: “Formação e Capacitação” - Ghislaine Costa
Discussão
7) Indicação de bibliografia e de filme: Pequena Miss Sunshine e solicitação de quinta produção escrita (1 folha) a ser enviada por e-mail até:04/12 /2007.
11/12/2007: (Re)Significando Práticas a partir da Perspectiva Inclusiva

Retomada do encontro anterior e discussão de aspectos relevantes que tenham surgido (COMEX/NEPIE).
2) Palestra: “Educação Física como Lazer no Espaço da Escola” – Prof. Dr. Hélcio Nichimura
3) Palestra: “Literatura Infanto-juvenil: múltiplas possibilidades de inclusão escolar” – Daniela Corte Real
4) Discussão.
6) Fechamento do seminário: equipe coordenadora do evento (COMEX/NEPIE).
7) Divulgação do segundo Curso com início previsto para março de 2008.
--------------------------------------

Nenhum comentário: