terça-feira, 2 de setembro de 2008

III Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação – EPISTED

IV Colóquio de epistemologia da Educação Física

Salão Nobre – FE – UNICAMP

09, 10, 11 de dezembro de 2008.


Tema central:

Epistemologias e teorias do conhecimento na pesquisa em Educação e Educação Física: as reações aos pós-modernismos.


Público Alvo: Pesquisadores das áreas da Educação e da Educação Física, interessados na explicitação e reflexão sobre os métodos utilizados nas suas pesquisas e os pressupostos epistemológicos e filosóficos que as fundamentam e/ou interessados no debate sobre os modismos teórico-metodológicos que permeiam a produção do conhecimento nas áreas das ciências humanas e sociais.

Justificativa

Os eventos denominados Seminários de Epistemologia e Teorias da Educação EPISTEDs justificam-se no contexto da consolidação das linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. O programa está dividido em 6 áreas1, dentre elas a área (2) de Filosofia e História da Educação que integra os grupos HISTEDBR - História, Sociedade e Educação no Brasil e PAIDÉIA – Filosofia da Educação. A produção da área vem sendo amplamente divulgada e discutida através de seminários temáticos periódicos. O grupo Paidéia se propôs iniciar seus encontros científicos com um primeiro seminário sobre epistemologia e teorias da Educação realizado nos dias 6 e 7 de dezembro de 20052.

Com base nessa primeira experiência foram organizados novos eventos que visam sistematizar, analisar e socializar a produção científica da área, assim como manter um permanente debate sobre a problemática que a identifica contando com a participação de outros grupos de pesquisa nacionais e estrangeiros. A partir do II EPISTED (2006) e considerando a conjuntura de campos comuns de pesquisa com o Grupo Temático de Trabalho (GTT) de Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) foi proposta a realização dos seminários de forma integrada com os Colóquios de epistemologia da Educação Física que já vinham acontecendo desde 2002. Essa integração foi motivada pela constatação nos registros da produção do Grupo Paidéia a significativa presença de mestres e doutores oriundos da Educação Física que produziam suas pesquisas dentro do grupo. Das 378 pesquisas defendidas: 192 teses de doutorado e 186 dissertações (dezembro de 2005) 45 pesquisas são dedicadas à problemática da Educação Física, seja na tentativa da fundamentação de uma filosofia da área ou da reflexão sobre a história da Educação Física. Tais indicadores apontaram para a conveniência da realização de eventos conjuntos entre a área da epistemologia da Educação Física e a linha de epistemologia e teorias da educação do grupo Paidéia.

A prévia definição dos temas centrais do II EPISTED abriu espaço para a possibilidade da realização de um evento conjunto que correspondia ao III COLÓQUIO DE EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA do GTT Epistemologia do CBCE sob a responsabilidade de membros dessa entidade vinculados a instituições paulistas. O III Colóquio, de forma semelhante aos dois primeiros colóquios realizados nas Universidades Federais (UFRN e UFPel), seria realizado também em conjunto com outros eventos paralelos. A articulação dos eventos permitiu, otimizar recursos e desenvolver a perspectiva da interdisciplinaridade em torno de problemas comuns. Com base nessas conveniências, os representantes do Paidéia e do GTT Epistemologia elaboraram uma proposta articulada, encaminhada aos órgãos de fomento FAPESP e FAEPEX/UNICAMP que posteriormente apoiaram tal evento.

Por ocasião deste III Episted que busca aprofundar nas temáticas já desenvolvidas em conjunto com o GTT Epistemologia e considerando o apoio da Secretaria Estadual de São Paulo do CBCE sediada na FE/UNICAMP mantém, também, a articulação entre as duas entidades para a realização deste novo evento.

As temáticas desenvolvidas no evento anterior giraram em torno das problemáticas filosóficas da Educação e da Educação Física e sobre o debate das tendências epistemológicas e pedagógicas das pesquisas atuais desenvolvidas nesses campos do conhecimento. Particularmente o debate sobre os “giros epistemológicos” e suas repercussões na pesquisa educacional ganhou momentos de maior aprofundamento em mesas redondas durante o XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, realizado em Recife em setembro de 2007. Nesta oportunidade foi sugerida a ampliação do debate, considerando a sua relação com as teorias do conhecimento e os desdobramentos na controvérsia epistemológica contemporânea entre modernidade e pós-modernidade, assim como as reações à denominada “virada lingüística”.

As tentativas de aprofundamento incluem um olhar crítico sobre as diversas “viradas epistemológicas” (lingüística, hermenêutica, pragmática e ontológica), uma retomada das teorias do conhecimento que fundamentam as pesquisas em Educação e Educação Física, e uma atualização das controvérsias em torno dos pós-modernismos.

Objetivos

Trata-se de um evento que reunirá a comunidade acadêmica, alunos de graduação, de pós-graduação e pesquisadores oriundos de diversas universidades brasileiras e estrangeiras (Cuba, México e Espanha) com o objetivo principal de socializar resultados de estudos e pesquisas sobre a problemática da epistemologia e as teorias do conhecimento que sustentam a pesquisa em Educação e em Educação Física. Além disso, espera-se: a) proporcionar um ambiente de interação entre pesquisadores sobre o debate contemporâneo das tendências epistemológicas e as teorias pedagógicas comuns às pesquisas das duas áreas; b) dar visibilidade às pesquisas dos estudantes e docentes do grupo Paidéia/FE/UNICAMP e do GTT de Epistemologia da Educação Física; e, c) estabelecer vínculos acadêmicos entre diferentes instituições de pesquisa do Brasil, Cuba, Espanha e México, visando à organização de redes de pesquisa e o desenvolvimento de projetos integrados sobre a problemática epistemológica da pesquisa educacional.

Temática geral:

Epistemologias e teorias do conhecimento na pesquisa em Educação e Educação Física: as reações aos pós-modernismos (conferência de abertura dia 09/12/2008).

Ementa: A compreensão do debate sobre as novas correntes pós-modernistas que vem influenciando a pesquisa em Educação e Educação Física pode se orientar pelas reações à “virada linguística”. Tais reações se expressam nas viradas “hermenêutica”, “pragmática” e o resgate da “ontologia” ou do real independente da consciência e da linguagem. Tanto o debate como o sentido das diversas reações deve ser ponderado com as teorias de conhecimento e as perspectivas histórico-sociais em confronto. As ponderações e confrontos devem ser explicitados, para os pesquisadores se apropriarem criticamente de novas ferramentas de análise e/ou superarem modismos, desvios e posturas ingênuas que produzem dispersões e diluem a capacidade de aprofundamento na compreensão das práticas pedagógicas e os compromissos históricos dos educadores.

Temas centrais:

1. Pós-modernidade e teorias críticas. (1ª Mesa redonda dia 09/12/2008).

Ementa: Mesa que pretende discutir as reações aos pós-modernismos a partir das teorias críticas. As teorias críticas, seus pressupostos e categorias (capacidade da razão humana de compreender a realidade e a história, historicidade e totalidade) são alvo do debate entre modernidade e pós-modernidade. Quais as contra-argumentações em defesa da atualidade e vigência das concepções e categorias dessas teorias críticas? De que forma essas controvérsias afetam os fundamentos teóricos da pesquisa e das práticas pedagógicas em Educação e/ou em Educação Física?

2. Produção científica em Educação e Educação Física e o atual debate teórico-metodológico. (2ª mesa redonda, dia 10/12/2008).

Ementa: A pesquisa em Educação e/ou Educação Física vem sendo influenciada, particularmente, desde o começo do século, por novas correntes denominadas genericamente de pós-modernas (pós-estruturalistas, neo-pragmatistas, pós-críticas). Tais correntes são apenas modismos ou se constituem como uma das tendências teórico-metodológicas? Como se caracterizam as pesquisas que pretendem se aproximar dessas perspectivas? Como os pesquisadores vinculados a outras abordagens reagem as novidades e a denominada “crise dos paradigmas”? As tensões geradas podem se caracterizar como um debate entre diversas abordagens teórico-metodológicas? Quais os pontos centrais desse debate?

3. Teorias e práticas pedagógicas e as controvérsias epistemológicas contemporâneas. (3ª mesa redonda, 11/12/2008).

Ementa: As práticas e teorias pedagógicas não são alheias às influências do debate contemporâneo entre modernidade e pós-modernidade. Quais os desdobramentos dessa controvérsia no campo da educação? Como esse debate se apresenta na apropriação ou não de referenciais teóricos e a utilização de categorias para a compreensão das práticas no campo amplo da educação? Quais as interfaces desse debate com as políticas sociais e educativas?


Resultados Esperados

Espera-se com este evento: a) divulgação dos trabalhos dos pesquisadores do grupo Paidéia/FE/UNICAMP e da produção nacional do GTT em Epistemologia da Educação Física; b) consolidação de “redes acadêmicas”, tendo como foco pesquisas no campo das epistemologias e das teorias da educação; c) publicação de caderno indexado com os resumos ampliados das mesas redondas e dos resumos dos trabalhos aprovados pelo comitê científico; d) Publicação dos textos completos das comunicações orais e dos pôsteres na forma de CD, também indexado; e) Publicação dos conteúdos apresentados nas mesas redondas em número especial de revistas especializadas em Educação e/ou Educação Física.

Para alcançar esses objetivos solicita-se aos membros das mesas redondas encaminhar: a) o resumo ampliado (de 3 a 5 páginas) até 30 de outubro/2008 e o texto completo com resumo em português, inglês ou espanhol e listado de palavras-chave até a data do evento.

Programação

    DATA: 09/12/2008 (Terça-feira)

    Hora: 8hs: - Credenciamento e inscrições.

    9:00 - Mesa de abertura.

      9:15- 9:45 - Atividade Cultural.

      9: 45-10:00 – Intervalo.

      10:00-11:15 - Conferência de abertura.

    11:15-12:00 – Debate.

    12:00-14:00 – Intervalo.

    14:00-16:00 – 1a Mesa Redonda.

    16:00-16:45 – Debate.

    16:45-17:00 – Intervalo.

    17:00-18:00 – 1a Sessão de Pôsteres.

19:00 - Atividade Cultural - Lançamento de Livros.

DATA 10/12/2008 (Quarta-feira)

          8:30 – 11:00 2a Mesa redonda.

11:00-12:00 – Debate.

12:00-14:00 – Intervalo.

        14:00-16:00 - 1ª Sessão de comunicações (3 grupos de acordo com os temas centrais).

16:00-17:00 – 2a Sessão de Pôsteres.

17:00-18:00 - Reunião de grupos de intercâmbio.

DATA 11/12/2008 (Quinta-feira)

08:30-12:00 - 2a Sessão de comunicações (3 grupos).

12:00-14:00 – Intervalo.

14:00-16:00 – 3a Mesa redonda.

    16:00-17:00 – Debate.

17:00-17:30 - Mesa de encerramento e avaliação.

Convidados:

Profª Dra. Celi Nelza Zülke Taffarel (FACED/UFBA) taffarel@ufba.br

Prof. Dr. Silvio Sánchez Gamboa (Unicamp) gamboa@unicamp.br

Prof. Dr. Pedro Goergen (Uniso) goergen@unicamp.br

Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto (Universidade Federal Fluminense), gfrigotto@globo.com (a confirmar)

Prof. Dr. Edson Marcelo Húngaro (UMSCS) marcelo.hungaro@imes.edu.br

Prof. Dr. Alexandre Fernandez Vaz (UFSC), alexfvaz@pq.cnpq.br

Profa. Dra. Bernadete Gatti (Fundação Carlos Chagas). gatti@fcc.org.br (a confirmar)

Prof. Dr. Jesús Rodríguez Cotorruelo (Centro Universitario de Guantánamo,Cuba) jr cotorruelo@yahoo.es

Prof. Dr. Agustin Escolano Benito (U. Valladolid Espanha), agustin@flfc.uva.es (a confirmar)

Prof. Dr. José Luiz Sanfelice (Unicamp). sanfelice00@hotmail.com.


Formas de participação:

1. Participantes com trabalho: Inscrições de 01 de setembro a 15 de outubro de 2008.

  1. Os trabalhos devem estar relacionados com um dos três sub-temas do evento;
  2. As pesquisas concluídas poderão ser encaminhadas na forma de Comunicação;
  3. Os projetos de pesquisa em andamento e relatos de experiências poderão ser encaminhados na forma de Pôsteres.

2. Participantes sem trabalho: inscrições, até 05 de dezembro de 2008.

Inscrições pelo site: www.fe.unicamp.br/episted

Outras informações podem ser solicitadas nos endereços:

episted@unicamp.br e episted@gmail.com

3. Critérios para seleção de trabalhos para as comunicações e pôsteres:

Os participantes deverão encaminhar os trabalhos atendendo os seguintes critérios: a) Os trabalhos devem estar relacionados com uma das três temáticas centrais do Seminário; b) Os trabalhos deverão atender as normas de encaminhamento anunciadas na página de divulgação, incluindo o preenchimento da ficha de inscrição; c) As pesquisas concluídas poderão ser encaminhadas na forma de Comunicação; d) Os projetos de pesquisa em andamento e o relato de experiências só poderão ser encaminhados na forma de Pôster.

Normas para elaboração dos resumos:

Os resumos deverão ter, no máximo, 1.500 caracteres com espaço e conter objeto de pesquisa, referencial teórico, metodologia, resultados e 3 (três) palavras-chave. Texto em formato Word; fonte Times New Roman; Corpo 12; alinhamento justificado; espaçamento simples entre linhas, margens superior e esquerda = 3cm; margens inferior e direita = 2cm. Colocar o título centralizado em negrito, seguindo logo abaixo com o nome do autor e co-autores (quando for o caso) à direita; identificação da instituição, programa, unidade da federação e agência de fomento (se houver) e grupo de pesquisa com respectivo e-mail.

Padronização do texto completo da comunicação:

O texto completo deverá ser enviado por ocasião da inscrição e deverá ter entre 20 e 30 mil caracteres, já contando com os espaços. Sugere-se que o texto contenha introdução, desenvolvimento e conclusões. Formatação: Word; fonte Time New Roman; corpo 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5 margens superior e esquerda = 3cm; margens inferior e direita = 2cm.

Padronização do texto completo do pôster:

Deverá ter entre 8 e 15 mil caracteres com espaço; os demais padrões são os definidos para a modalidade comunicações.

Padronização do pôster para exposição:

    Dimensões: 100 cm X 90 cm; devem combinar texto, gráficos, imagens, etc.

Além da exposição o autor deverá acompanhar e explicar o trabalho no período de exposição conforme programação

Publicações: Publicação de caderno (indexado) com os resumos ampliados das mesas redondas e os resumos dos trabalhos aprovados pelo comitê científico; d) Publicação dos textos completos das comunicações orais e dos pôsteres na forma de CD, também indexado.

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Organização:

Grupo de Pesquisa PAIDÉIA - Linha de pesquisa Epistemologia e Teorias da Educação (EPISTEDUC).

Grupo de Trabalho Temático GTT - Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

    Apoio: Secretaria Paulista do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) SE-CBCE-SP.

    Grupos de Pesquisa LEPEL/EPISTEF/UFBA e EDUCÓGITANS.


Inscrições pelo site www.fe.unicamp.br/episted

Período de inscrição on-line: 01 de setembro a 15 de outubro (com apresentação de trabalhos) e até 05 de dezembro de 2008 (participante, sem apresentação de trabalho). Inscrição no local dia 09/12/08.

Critérios para seleção de trabalhos para as comunicações e pôsteres:

Os participantes deverão encaminhar os trabalhos atendendo os seguintes critérios: a) Os trabalhos devem estar relacionados com uma das três temáticas centrais do Seminário; b) Os trabalhos deverão atender as normas de encaminhamento anunciadas na página de divulgação, incluindo o preenchimento da ficha de inscrição; c) As pesquisas concluídas poderão ser encaminhadas na forma de Comunicação; d) Os projetos de pesquisa em andamento e o relato de experiências só poderão ser encaminhados na forma de Pôster.

Normas para elaboração dos resumos:

Os resumos deverão ter, no máximo, 1.500 caracteres com espaço e conter objeto de pesquisa, referencial teórico, metodologia, resultados e 3 (três) palavras-chave. Texto em formato Word; fonte Times New Roman; Corpo 12; alinhamento justificado; espaçamento simples entre linhas, margens superior e esquerda = 3cm; margens inferior e direita = 2cm. Colocar o título centralizado em negrito, seguindo logo abaixo com o nome do autor e co-autores (quando for o caso) à direita; identificação da instituição, programa, unidade da federação e agência de fomento (se houver) e grupo de pesquisa com respectivo e-mail.

Padronização do texto completo da comunicação:

O texto completo deverá ser enviado por ocasião da inscrição e deverá ter entre 20 e 30 mil caracteres, já contando com os espaços. Sugere-se que o texto contenha introdução, desenvolvimento e conclusões. Formatação: Word; fonte Time New Roman; corpo 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5 margens superior e esquerda = 3cm; margens inferior e direita = 2cm.

Padronização do texto completo do pôster:

Deverá ter entre 8 e 15 mil caracteres com espaço; os demais padrões são os definidos para a modalidade comunicações.

Padronização do pôster para exposição:

    Dimensões: 100 cm X 90 cm; devem combinar texto, gráficos, imagens, etc.

Além da exposição o autor deverá acompanhar e explicar o trabalho no período de exposição conforme programação

Publicações: Publicação de caderno (indexado) com os resumos ampliados das mesas redondas e os resumos dos trabalhos aprovados pelo comitê científico; d) Publicação dos textos completos das comunicações orais e dos pôsteres na forma de CD, também indexado.

Organização:

Grupo de Pesquisa PAIDÉIA - Linha de pesquisa Epistemologia e Teorias da Educação (EPISTEDUC).

Grupo de Trabalho Temático GTT - Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Coordenação:

Prof. Dr. Silvio Sánchez Gamboa (Paidéia/FE Unicamp) gamboa@unicamp.br

Profª Dra Márcia Chaves Gamboa (Epistef/UFBA/GTT Epistemologia) chavesgamboa@gmail.com

Apoio:

- Faculdade de Educação - FE/UNICAMP, www.fe.unicamp

- Faculdade de Educação Física – FEF/UNICAMP, www.fef.unicamp

- Secretaria de Eventos, Multimeios e Biblioteca da FE/UNICAMP.

- Secretaria Estadual de São Paulo do CBCE secbcesp@unicamp.br

- CBCE/Comitê Científico GTT-Epistemologia

- EPISTEF: Linha de pesquisa em Epistemologia da Educação Física, do Grupo de Estudos e Pesquisa LEPEL/UFBA.

- Grupo de Pesquisa – EDUCÓGITANS/FURB.

Informações

Informações: no homepage do evento na página da FE/UNICAMP: www.fe.unicamp.br

A forma de inscrição e de participação encontra-se na página:

www.fe.unicamp.br/episted

Outras informações podem ser solicitadas nos endereços episted@unicamp.br e episted@gmail.com

Data final de inscrição de comunicações e pôsteres: 15/10/08.


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