quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Um em cada 73 brasileiros estuda a distância

Cursos voltados para profissionalização por EAD crescem e motivam projetos nacionais.

Mais de 2,5 milhões de brasileiros estudaram em cursos com metodologias a distância no ano de 2007, segundo levantamento feito pelo Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (AbraEAD), em sua edição 2008. A pesquisa inclui não só os alunos em cursos de instituições credenciadas pelo Sistema de Ensino, mas também grandes projetos de importância regional ou nacional, como os da Fundação Bradesco, Fundação Roberto Marinho e os do Grupo S (Sesi, Senai, Senac, Sebrae etc)

Segundo o anuário, nota-se no ano de 2007 um grande crescimento nos projetos voltado para a educação técnica a distância. A publicação cita dois exemplos de grandes projetos implantados recentemente que demonstram esta tendência e ampliam as vagas a distância nesta modalidade de ensino. Um deles é um projeto público, a Escola Técnica Aberta do Brasil (e-TEC), lançado pelo Ministério da Educação com o objetivo de prover alunos do ensino médio de laboratórios e cursos voltados para a iniciação em diversas carreiras, o que inclui parcerias com a iniciativa privada. Já em 2008, o e-TEC pretende oferecer 50 mil vagas em 147 cursos de educação profissional. Já conta com 288 pólos, segundo o MEC, e pretende chegar a mil pólos em quatro anos. O outro projeto citado é privado, feito em conjunto com o governo estadual de São Paulo. Trata-se do Telecurso TEC, uma parceria da Fundação Roberto Marinho com o Centro Paula Souza, instituição do governo paulista para a formação profissionalizante, que tem uma família de cursos para serem aplicados a distância. O Telecurso TEC já mantém três cursos (Gestão de Pequenas Empresas, Administração empresarial e Secretariado). Seu público-alvo são as mais de cem mil empresas de administração do estado de São Paulo.

A pulicação também destaca o crescimento do número de brasileiros educados dentro das próprias empresas onde trabalham. Foram 582.985 pessoas em 2007. Na pesquisa realizada junto a empresas que praticam educação corporativa a distância, foram encontrados algumas modalidade novas de educação corporativa, como a que educa consumidores dos produtos das empresas. É o caso da Sabesp, empresa de saneamento básico de São Paulo, que promove cursos sobre como evitar o desperdício no consumo de água.

Veja na tabela os resultados do observatório de projetos de educação a distância do AbraEAD 2008 e a reportagem em: http://www.abraead.com.br/noticias.cod=x1.asp

Nenhum comentário: