sábado, 26 de setembro de 2009

Aula Aberta Mídia e Juventude!

O Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade-NECCSO da Faculdade de Educação da UFRGS promove a Aula Aberta Mídia e Juventude. A ministrante é a profª drª Saraí Schmidt, da Feevale. A atividade será realizada no dia 30 de setembro, às 14h, na sala 508 da FACED (Av. Paulo Gama, 110, Campus Centro). A entrada é franca.

Segundo a profª Elisabete Garbin, a aula visa discutir a relação da cultura jovem e a mídia a partir da tese de doutorado Ter atitude: escolhas da juventude líquida. Um estudo sobre cultura mídia, educação e cultura jovem global. A proposta é debater a relação da expressão ?ter atitude? e a cultura jovem contemporânea, privilegiando a análise de revistas e, simultaneamente, a discussão das mesmas por um grupo de acadêmicos do curso de Comunicação Social. Baseada nos estudos de Zigmunt Bauman a pesquisa busca compreender como uma expressão ambivalente como ?ter atitude? acaba por mostrar as fraturas de um conceito historicamente construído como o de ?juventude?; ou seja, busca analisar a importância da expressão ?ter atitude?, na medida em que, por meio dela, podemos observar o quanto características dadas como ?imutáveis? para os jovens, vêm de se modificando, vêm se dissolvendo.

Sobre a palestrante: A profª Saraí é graduada em Comunicação Social ? Jornalismo, mestre e doutora em Educação pela UFRGS. É professora no curso de Comunicação Social e pesquisadora do Grupo Comunicação e Cultura da Feevale. Líder do projeto de extensão Nosso Bairro em Pauta. Atualmente seus interesses de pesquisa são as relações entre mídia, escola e juventude. É colaboradora dos grupos de Pesquisa NEMES e NECCSO da Faculdade de Educação da UFRGS.

Informações no site www.ufrgs.br/neccso email emgarbin@terra.com.br

Nenhum comentário: