quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Dia 30 de setembro – Eleição para o Conselho Tutelar de Porto Alegre

Por que participar da Eleição?

Garantir uma vida digna para crianças e adolescentes depende que cada cidadão faça a sua parte: educando filhos, cobrando ações dos governos, fiscalizando o uso de verbas públicas, participando de projetos sociais, escolhendo bem seus representantes, e denunciando abusos e situações de violência.

O que faz o Conselho Tutelar?

O Conselho Tutelar é um órgão criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA para zelar pelo cumprimento dos direitos da infância e juventude. Sua missão é agir na prevenção, educação e enfrentamento das situações em que direitos são ameaçados e/ou violados, nas quais crianças e adolescentes são vítimas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade, opressão. Para resolver estas situações o Conselho Tutelar aplica medidas de proteção para crianças, adolescentes e suas famílias.

E o Conselheiro?

O Conselheiro é uma pessoa idônea, que conheça e tenha experiência na área da criança e do adolescente, família, comunidade e/ou direitos humanos, escolhida pela sociedade, para atender casos de crianças ou adolescentes ameaçados ou violados em seus direitos e tomar as providências adequadas para efetivar esses direitos.

Quem vota?
Todos os eleitores de Porto Alegre

Como votar?
A eleição será com urna eletrônica como as eleições tradicionais.
Você deve ter em mãos os números dos seus candidatos.
Você pode votar em até 5 candidatos, da mesma região, independente da região em que você mora. Ou seja: todas as candidaturas devem começar com o mesmo número.
Se você misturar candidatos de regiões diferentes da cidade, seu voto será anulado!
Você deve digitar o número de seus candidatos, um a um, confirmando cada um deles. Se você não votar em cinco, precisa colocar branco e confirmar as vagas restantes, até a urna eletrônica sinalizar o final da votação.

Onde votar?
Na seção indicada no seu título eleitoral. Algumas seções vão funcionar em locais diferentes das eleições gerais. No dia da eleição, os jornais terão um encarte com todos os locais de votação. Você pode buscar esta informação através do 156 ou no site da Prefeitura de Porto Alegre/Conselho Tutelar

Nenhum comentário: