terça-feira, 8 de janeiro de 2008

O Verão é Aqui! do Santander Cultural oferece oficinas de música
A partir de 10 de janeiro no Grande Hall com orientações de Luciane Cuervo e Fernando do Ó
Porto Alegre, janeiro 2008 – Além dos shows, filmes, palestras às terças e quartas-feiras, o projeto O Verão é Aqui! do Santander Cultural está oferecendo às quintas-feiras duas oficinas de música. Uma delas é Musicando, coordenada por Luciane Cuervo; a outra é Universo dos Sons com Fernando do Ó.
A oficina Musicando vai introduzir as crianças no universo mágico da música, enfocando princípios básicos de produção sonora com o corpo, construção de instrumentos musicais e o aprendizado musical, para crianças entre seis e nove anos. Serão quatro encontros, sempre nas quintas-feiras, das 14h30 às 16h30.
Luciane Cuervo é Bacharel em Música pela UFRGS e Mestranda em Educação pelo PPGEDU/UFRGS. Musicista e educadora musical, tem se dedicado à pesquisa sobre aprendizagem e performance da música, financiada pelo CNPq. Gravou e produziu os CDs Sonetos de Amor e Morte (Fumproarte, 2002) e A Criança no Mundo da Música (Rígel, 2002) e Octoeólio (Octeto de Flautas Doces, 2006).
A outra oficina Universo dos Sons, ministrado por Fernando do Ó, visa ensinar as técnicas básicas de execução dos ritmos brasileiros, sul-americanos, centro americanos, africanos e outros. Os toques básicos e fundamentais dos principais instrumentos como o pandeiro, tamborim, surdo, agogô, bongô, tumbadoras, djembê, entre outros. Além de buscar o aperfeiçoamento, visa também desenvolver a criatividade e a sensibilidade.
Fernando do Ó, coordenador desta oficina é considerado um dos mais brilhantes percussionistas brasileiros. Atuou com nomes da música nacional e internacional como Geraldo Flach, Djalma Corrêa, Jota Moraes, Ivan Lins, Nana Caymmi, Claudia, Déo Rian, Ademilde Fonseca, Altamiro Carrilho, Elton Saldanha, Nicolas Brizuela e Frank Solari. Participou da gravação de mais de 300 cds, inúmeros vinis e em festivais no Brasil e Exterior, recebendo diversos prêmios como instrumentista.
As oficinas têm 50 vagas cada uma e as inscrições ocorrem a partir do dia 07 de janeiro na bilheteria do Santander Cultural, rua Sete de Setembro, 1028. Cada oficina tem o preço de R$ 5,00 e informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3287.5500.

Música
O Fazendo Música reúne produtores, músicos, instrumentistas em oficinas e master classes de composição, técnicas, estilos e produção musical. O projeto também discute tendências, história e perspectivas da música em seminários e fóruns nacionais. A tradicional Oficina de Chorinho é um dos destaques do projeto.
O Ouvindo Música é voltado à difusão musical local, nacional e internacional, fazendo parte do calendário cultural de Porto Alegre. O projeto oferece dois programas ao público, sempre nos finais de semana: o Seis e Meia no Sábado, com pocket shows, e o Domingo no Átrio, com atrações do País e do exterior. A programação musical prioriza a diversidade de estilos, com atividades inéditas e exclusivas, mesclando gêneros e tendências.

Sobre o Santander Cultural
O Santander Cultural é instituição vinculada ao Banco Santander no Brasil, voltado à integração e à difusão da diversidade das linguagens e dos conteúdos artístico-culturais, comprometido com a cultura contemporânea, com o conhecimento e com o desenvolvimento sócio-econômico.
Atua nos campos das artes visuais, da música, do cinema e da reflexão, preocupado com a inserção dos diversos segmentos sociais, em parcerias com as áreas de produção cultural brasileira e internacional.
Em seis anos de atuação, o Santander Cultural apresentou 17 grandes mostras de artes visuais, milhares de exibições de filmes, festivais, seminários e cursos, e centenas de shows musicais, workshops e masterclasses. As ações educativas, especificamente, tiveram, no período, a participação de cerca de 300 mil estudantes e professores.
Em parceria com uma rede de 945 instituições, o Santander Cultural promove a cultura, a educação e a cidadania a partir de Porto Alegre, em sintonia com a pauta dos principais movimentos sócio-culturais mundiais, com ênfase na responsabilidade social e em busca da sustentabilidade.

Nenhum comentário: