sexta-feira, 28 de março de 2008

CLÍNICA PSICOMOTRIZ
"Brincar: Um fazer corporal construído pelo vínculo"
Esteban Levin

A clínica psicomotriz de Esteban Levin aposta nas construções infantis como Recurso do Desenvolvimento Humano e inaugura um espaço que convoca a reflexões e discussões dos graves problemas que o desenvolvimento psicomotor apresenta nas crianças da atualidade.

Seu olhar tem o diferencial de compreender o indivíduo na sua globalidade, em seu fazer corporal num cenário infantil construído através do vínculo de amor.

Uma experiência marcante do brincar provoca outras experiências diferentes e, caso isso não ocorra, coloca as crianças em uma posição fixa, sem evolução. Um jogo, uma cena, um acontecimento são símbolos geradores de novas imagens, de evolução e desenvolvimento.

Tentar fazer com que pedagogicamente as crianças se apropriem do aprendizado é dar a elas a sustentação simbólica para a cena. O significado da ação do brincar dentro da cena é essencial, mas, além disso, é necessário que os objetos colocados em cena também tenham significado. Uma caneta no brincar assume a conotação de um avião, um carro, um pirulito!

O mesmo se passa com os adolescentes nas atividades ocupacionais que não devem ser mais uma atividade em seu dia-a-dia, mas devem incorporar a rotina, de forma a produzir uma diferença e ter a função de intercâmbio constitutivo do laço social. Validar essas experiências como produtoras de desejo; é ocupar uma posição no discurso social.

A transdisciplina surge aí como a ciência da globalidade nesse campo de atuação, em que se deseja encontrar novas perspectivas ou construções de novos saberes, no desenvolvimento de estratégias transdisciplinares, transformadoras, construções conexas e complementares da relação entre o indivíduo e o educador!

Fátima Iara Abad Sanchez
Psicóloga - CRP 06/24685-1


WORKSHOP

A CRIANÇA NA SOCIEDADE


12 de abril de 2008
Campinas, SP
Palestrante Conferencista internacional

Prof. Dr. Esteban Levin - argentino. Um dos grandes nomes atuais no tratamento transdisciplinar. Psicólogo, psicomotricista, psicanalista, professor de curso de pós-graduação da Faculdade de Psicologia de Buenos Aires. Assessor e supervisor clínico em Hospitais Dia e em serviços interdisciplinares com crianças com plurideficiências. Professor em diferentes universidades na América Latina (Buenos Aires) e Espanha (Barcelona). Autor de numerosos artigos publicados em revistas especializadas da Argentina, América Latina e Europa além da autoria de inúmeros livros, traduzidos para português.


Sistema Escolar: processos dialógicos na formação do laço social

· A importância do contar histórias
· Vínculo afetivo
· Marcas para a aprendizagem

Data: 12 de abril (sábado)
Período: 12h30 às 17h30 horas
Carga Horária: 5 horas
Local: Instituto SER
INVESTIMENTOS
Profissionais: R$ 80,00
Estudantes de graduação: R$ 70,00

Eventos Complementares

Esteban Levin realizará duas palestras para pais, discorrendo sobre temas de interesse e questionamentos familiares freqüentes.

Data: 11 de abril (sexta-feira)
O que nos falam as crianças com dificuldades no seu desenvolvimento
Período: 19h30 às 21h30

Data: 12 de abril (sábado)
A independência, limites e superação dos jovens
Período: 9h00 às 11h00 horas


A presença, como ouvintes, nestes eventos pode ser feita por aqueles que se inscreverem para o workshop, com inscrição prévia e limitada a vagas existentes. Como será uma palestra direcionado a pais, não serão permitidos questionamentos técnicos dos profissionais durante o evento, porém a atuação e relacionamento do Prof. Esteban Levin com os pais poderão ser vivenciados.

REALIZAÇÃO E CONTATO
Instituto SER
www.institutoser.com.br
comunicacao@institutoser.com.br
Rua Arnaldo Barreto, 681
Campinas, SP - CEP 13030-420
fone/fax: 19 3272 2520

Um lugar especial para pessoas especiais!
O Instituto SER, desde 1989 em Campinas, é reconhecido no tratamento de crianças, adolescentes e adultos com transtornos do desenvolvimento, da aprendizagem e das atividades motoras

Nenhum comentário: