segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Professores levam aula para fora da sala

Estratégia desperta curiosidade em alunos e melhora aprendizado
Publicado em 25/07/2008 - 12:00

Para alguns alunos, estudar sem visualizar a aplicação prática de uma matéria pode tornar o assunto incompreensível. Isso pode, por vezes, até criar uma resistência nos alunos que dificulta a fixação do conteúdo. Com o intuito de ajudar os estudantes a compreenderem onde se encaixam cada uma das teorias e fórmulas estudadas nos livros, alguns professores deixam a ortodoxia de lado e buscam, fora das salas de aula, maneiras de passar o conteúdo e obter respostas positivas dos jovens.

Essa foi a estratégia usada pelo professor de Física do cursinho Anglo, Harley Sato. "Levamos nossos alunos para um parque de diversões e, ao chegarmos, damos uma aula de 50 minutos sobre as sensações causadas pelos brinquedos e como a Física explica cada uma delas. Depois da aula, eles ficam livres para passarem o resto do dia nos brinquedos", explica Sato. O professor afirma que o projeto de explicar conceitos da Física num parque de diversões surgiu por ser um local atraente para os jovens. "Uma boa maneira de explicar a Física aos estudantes é quando eles fazem parte dos experimentos, o que acontece quando estão dentro dos brinquedos", comenta.

Ver os experimentos pode funcionar como uma outra boa maneira de entender o conteúdo estudado. A coordenadora de monitoria da Estação Ciência da USP (Universidade de São Paulo), Edelci Nunes da Silva, afirma que os visitantes têm boa recepção dessa forma de passar o conhecimento. "Além de ter a oportunidade de ver a experiência ocorrer, os monitores explicam cada um de seus passos. Os visitantes geralmente se sentem mais interessados pelo estudo", diz Edelci.

Apesar do estímulo que o estudo por meio do uso de locais alternativos proporciona, Sato reconhece que visitar lugares onde é possível aprender na prática não muda a postura dos alunos quanto a gostar ou não de uma matéria. "Porém, a prática desperta a curiosidade dos estudantes. Queremos mostrar a eles a importância do estudo. Para uma nação ser bem sucedida e ter uma alta qualidade de vida é preciso investir em tecnologia", declara o professor de Física.


Para acessar os passeios virtuais, acesse o link da fonte: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=16361

Nenhum comentário: