terça-feira, 12 de junho de 2007

Pessoal,

repassando o informativo da Faculdade de Educação da UFRGS...
Boa semana!!!

Caros leitores,
Antígona, personagem criada por Sófocles, é o exemplo de amor fraternal e de bravura diante da injustiça, ainda que encoberta sob o manto da legalidade. Não ficou indiferente à tragédia que se abateu sobre sua família. Não abandonou seu irmão Polinice, mesmo depois de morto. Não foi temerosa como sua irmã, Ismene, e arriscou sua própria vida ao desafiar o decreto do general Creonte, chegando a zombar de seu poderio: “-Quem é ele, para separar-me dos meus?”. O sumário julgamento de Creonte condenou-a à morte. Ele declarou que “O inimigo, nem morto, será considerado justo”, ao que Antígona rebateu: “Não fui gerada para odiar, mas para amar”. A atualidade dos diálogos de Antígona dizem respeito ao direito, à história e à educação: Em que mundo queremos viver? Da democracia à tirania, da indiferença à tomada de ação, da justiça à injustiça, da guerra à paz, cada um faz as suas escolhas. O que fazer dessa existência é o que vai fazer a diferença. Quiçá seja como Antígona: “Não fui gerada para odiar, mas para amar”.


Para ler as notícias, artigo e entrevista, acesse o link:
http://www.ufrgs.br/faced/nucom/extra_44.html

Um comentário:

ROSALI ATIVIDADES DO PEAD 2007 disse...

A personagem Antígona me incita a desafiar hoje, nos nossos dias de tanta injustiça a desejar ser assim...Nos seres humanos há este sentimento de querer e proporcionar amor a seu próximo mas também somos induzidos a proceder como máquinas... Como diz nosso saudoso Charles Chapin "Não sois máquinas homens é que sois".