quinta-feira, 28 de junho de 2007


ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA
U L B R A C U L T U R A

convidam para o quarto concerto da temporada 2007

Solista e regente convidado:

Nicolau de Figueiredo
( Cravo - Brasil / França )

Direção artística: Tiago Flores

Local: SALA DE CONCERTOS LEOPOLDINA ( Associação Leopoldina Juvenil )

"DOMINGO CLÁSSICO JUVENIL"
( Rua Marquês do Herval, 280 - Porto Alegre / RS )

1º de julho de 2007 domingo 19 horas

E N T R A D A F R A N C A

Tiago Flores, titular e diretor artístico da Orquestra de Câmara da Ulbra, passa a batuta para um convidado muito especial no quarto concerto erudito da temporada no próximo domingo, 1º de julho, às 19 horas na Sala de Concertos Leopoldina (rua Marquês do Herval, 280), em Porto Alegre.
O brasileiro Nicolau de Figueiredo, radicado em Paris há 27 anos e um dos mais importantes especialistas mundiais da Música Antiga, apresenta-se como cravista e regente convidado da Orquestra da Ulbra neste primeiro dia do mês de julho.
Com entrada franca, o expert em Música Barroca, professor do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris e premiado com o "CHOC 2006" (veja resumo biografico, abaixo), selecionou para audição obras dos mestres Bach, Haendel e Vivaldi.
A virtuosidade de Figueiredo será ouvida na interpretação de Concerto em ré menor (BWV 1052) de Johann Sebastian Bach (1685-1750), sentenciada em todo o mundo como "uma das mais perfeitas" do gênio alemão. Originalmente escrita para pianoforte (numa época em que só compunha para cravo), foi concebida em Weimar, entre 1714 e 1718.
Na seqüência, Nicolau de Figueiredo rege o conjunto de cordas com ênfase no gênero "concerto grosso" (composição na qual um pequeno grupo de instrumentos solistas se opõe ao grosso da orquestra, ou por vezes se funde com ele). Primeiro será ouvido Georg Friedrich Haendel (1685-1759) que aos 54 anos, em 1739, teve um dos seus momentos de criatividade repentina ao compor os doze concertos opus 6 (usando apenas 24 dias para concluí-los). Estes concertos, para muitos, são a obra de excelência do aclamado germano-inglês. Para esta apreentação foram selecionados o Concerto Grosso Opus 6, nº 5 em ré maior e Concerto Grosso Opus 6, nº 12 em si menor. Em ambas as interpretações são mostradas incomparável técnica, brilho e vigor, numa concepção inovadora e personalíssima para a época.
Conclui o concerto da Orquestra da Ulbra a musicalidade igualmente extraordinária de Antônio Lucio Vivaldi (1678-1741), de quem serão executados o Concerto Grosso Opus 3, nº 11 em ré menor e Concerto Grosso Opus 3, nº 10 em si menor.
A promoção deste concerto é da Universidade Luterana do Brasil e Ulbra Cultura, com apoio especial do Ministério da Cultura do Governo do Brasil, Lei de Incentivo à Cultura (MinC), Associação Leopoldina Juvenil e Everest Hotéis.
O acesso à Sala de Concertos Leopoldina é facilitado e conta com dois estacionamentos próximos.
LEIA, ABAIXO, O RESUMO BIOGRÁFICO DO GENIAL MUSICISTA NICOLAU DE FIGUEIREDO

Contatos para a imprensa, com Rodrigo Cardoso
SINGULAR PRODUÇÕES
(51) 3225.9433 / 8116.2696
singcult@yahoo.com.br

EM TEMPO: O pianista, organista, cravista e especialista em música de câmara Nicolau de Figueiredo estará em Porto Alegre a partir de 26 de junho em ensaios com a Orquestra da Ulbra. Contate a divulgação para agendar entrevistas e captação de imagens.

Nicolau de Figueiredo nasceu em São Paulo onde estudou piano, órgão, cravo e música de câmara. Ele vive na Europa desde 1980. Estudou no Conservatório Superior de Música de Genebra na classe de cravo de Christiane Jaccottet e de órgão de Lionel Rogg. Em 1984 ele obteve o Primeiro Prêmio de Virtuosidade de Cravo. Aperfeiçou-se com Kenneth Gilbert, Gustav Leonhardt e Scott Ross.

De 1990 a 2000, Figueiredo foi o diretor musical da classe de Ópera da Schola Cantorum Basilienses (Suíça) e dirigiu cursos de interpretação e conferências no Festival d'Aix-en-Provence, no Centro de Música Barroca de Versailles (França), na Universidade de Musicologia de Dortmund (Alemanha) e na Ópera Bastille (França). Desde 2004 ensina o canto barroco no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris.

Paralelamente às atividades pedagógicas, Nicolau de Figueiredo apresenta-se nas maiores salas de concertos da Europa, Canadá, Japão e Brasil, com orquestras como Concerto Köln (Alemanha), Europa Galante (Itália), Ensemble 415 (Suíça), The Age of Enlightement (Inglaterra), Ensemble Arion (Canadá), sob a direção de Chiara Banchini, Christophe Coin, Fabio Biondi e principalmente René Jacobs, com quem colaborou em varias gravações líricas para o selo francês Harmonia Mundi: Rinaldo Haendel, Così fan tutte e Bodas de Figaro, de Mozart.

Nas últimas temporadas regeu o Messias, de Haendel, a Paixão Segundo São João e a Paixão Segundo São Mateus, ambas de J.S. Bach, com a Camerata Antiqua de Curitiba, Paraná. Foi solista dos concertos para cravo e orquestra de J.S. Bach com a Freiburger Barockorkester, Europa Galante e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Participou dos festivais europeus La Roque d'Anthéron (França), Folles Journées de Nantes (França) e de Lisboa.

Em 2006,regeu La Clemenza di Tito, de Mozart, no Conservatório de Paris; Motetos e Concertos de Haendel e Vivaldi, no Japão. Realizou inúmeros recitais na Espanha, Portugal, Brasil, Suíça, Alemanha, Bélgica e França. Convidado pela Ópera de Paris, ele participou das produções líricas de Idomeneo e Così fan tutte.

Entre seus projetos para 2007 são citados: Alcina, de Haendel, com a Orquestra do Conservatório de Paris ; lançamento de um CD com Sonatas de Padre Soler, concertos de Haendel e Monteverdi, com a Camerata de Curitiba (Brasil), e vários recitais na Europa. Em junho de 2007, parte pelo quarto ano consecutivo ao Japão onde é especialmente apreciado como solista e regente.

O seu disco 13 Sonatas de Domenico Scarlatti*, foi selecionado como um dos melhores discos de 2006 pela revista francesa Le Monde de la Musique, premiado com a importante distinção 'CHOC 2006'.

*Distribuído no Brasil pelo selo CLÀSSICOS: www.lojaclassicos.com.br (11) 5535-5518

Nenhum comentário: