quinta-feira, 30 de outubro de 2008


O Observatório de Direitos Humanos do Instituto latino-Americano de Estudos Avançados da UFRGS promove o seminário Consolidando o pensamento sobre direitos humanos na perspectiva dos países do sul. O evento acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro, no auditório da Faculdade de Enfermagem da UFRGS, na Rua São Manoel, 963, no campus saúde. O seminário objetiva refletir sobre temas como direitos sexuais, acesso a medicamentos, propriedade intelectual e liberdades laicas.
A abertura será às 9h, com a participação do professor Fernando Seffner, coordenador do Observatório de Direitos Humanos, da professora Daniela Knauth, da Faculdade de Medicina, e dos professores da Faculdade de Educação da UFRGS, Dagmar Meyer e Luis Sacchi dos Santos.
A programação abordará temas como o Estado laico, direitos humanos e democracia, direitos sexuais como direitos humanos e bioética, acesso a medicamentos e direitos humanos.

Informações pelo e-mail fernandoseffner@gmail.com

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Controle Social e Cidadania

APRESENTAÇÃO
A Controladoria-Geral da União (CGU) é o órgão do Governo Federal responsável por assistir direta e imediatamente ao Presidente da República quanto aos assuntos que, no âmbito do Poder Executivo, sejam relativos à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio das atividades de controle interno, auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria.

Nesse escopo, a CGU desenvolve o Programa Olho Vivo no Dinheiro Público para incentivar o controle social. O objetivo é fazer com que o cidadão, no município, atue para a melhor aplicação dos recursos públicos.

Diante dessa realidade e, dada a relevância do tema, a CGU, em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf), promove o curso Controle Social e Cidadania, com objetivo de incentivar o controle social e promover a cidadania.

OBJETIVO
Mobilizar cidadãos para que os mesmos atuem no controle social das ações do governo, promovendo melhor aplicação dos recursos públicos.

PRÉ-REQUISITOS

* Ter disponibilidade de tempo para participar do curso;
* Possuir conhecimentos básicos de informática: Windows, Word e internet;
* Possuir endereço eletrônico (e-mail);
* Ter acesso à internet.

CARGA HORÁRIA
40 horas

PÚBLICO ALVO
Conselheiros municipais, agentes públicos municipais, lideranças locais, professores, alunos e cidadãos em geral.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
O curso será realizado no período de 03 de novembro a 01 de dezembro de 2008.

NÚMERO DE VAGAS
1.280 vagas, distribuídas em 32 turmas, sendo 15 turmas reservadas exclusivamente para conselheiros municipais.

INSCRIÇÃO
Conselheiros: As inscrições serão realizadas preferencialmente no período de 20 a 23 de outubro de 2008.

Agentes públicos, Lideranças locais, Professores, Alunos e demais cidadãos: As inscrições serão realizadas no período de 24 a 30 de outubro de 2008.

Para inscrever-se, o interessado deverá acessar o site da Esaf, no link "Educação a Distância", na opção "inscreva-se aqui", clique na turma do seu Estado.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O conteúdo programático está estruturado em 03 Módulos:

Módulo I – A participação popular no estado brasileiro.
Módulo II – O Controle das ações governamentais.
Módulo III – O encaminhamento de denúncias aos órgãos responsáveis.

METODOLOGIA
O curso, desenvolvido na modalidade a distância, via internet, deverá ser acessado na Escola Virtual da Esaf, no link Cursos a Distância. Os alunos receberão uma senha de acesso, que será enviada para o e-mail indicado no cadastro da Escola, realizado no ato da confirmação de sua matrícula.

AVALIAÇÃO

* Participação no curso
* Participação nos fóruns

CERTIFICADO
Receberá o certificado da Esaf o aluno que obtiver no mínimo 70% de aproveitamento geral, inclusive nos fóruns.

INFORMAÇÕES
Para esclarecimento de dúvidas sobre o curso a distância ligue para:
(61) 3412-6283

Ou envie e-mail para:

Ead.esaf9@fazenda.gov.br

A Faculdade de Educação da UFRGS convida a comunidade para a palestra "A força da Educação na Justiça Juvenil", que será realizada no dia 18 de novembro, às 18h30min, na sala 601 da FACED, no campus centro da Universidade.

O ministrante é o professor Dr. Forrest Novy, diretor do Instituto Interamericano de Justiça Juvenil da Faculdade de Serviço Social da Universidade de Texas, Austin. Novy foi oi diretor de Educação especial da Texas Youth Commission, entidade que atua na educação e reabilitação de jovens privados de liberdade. O professor realiza trabalho voluntário no Brasil como membro do Peace Corps, e integra o Convênio CAPES-UT/Texas-UFRGS, coordenado pela professora Carmem Maria Craidy.

A palestra será ministrada em português, com entrada franca.

Mais informações pelo telefone 3308.4144 e pelo e-mail johannes.doll@ufrgs.br

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Iº COLÓQUIO NACIONAL EM PEDAGOGIA DA ARTE

TEMA: POÉTICAS EM EDUCAÇÃO E ARTE

de 03 a 05 de dezembro de 2008
sala 101 - Faculdade de Educação/ UFRGS

CLIQUE AQUI PARA INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: www.ufrgs.br/faced

"Children see, children do" ou "Crianças vêem, crianças fazem"

Vídeo feito pela organização australiana Child Friendly, que é uma iniciativa da Associação Nacional para Prevenção de Abuso e Negligência Infantis.



Fonte: http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=116137&blog=117&coldir=1&topo=3994.dwt

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

23/10/2008

Experiência de diretor melhora desempenho do aluno

Diretores que trabalham 20 anos ou mais em uma mesma escola estadual podem melhorar em até 18% o desempenho de seus alunos em avaliações oficiais. Cruzamento de dados inéditos feito pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo mostra que a experiência e a menor rotatividade dos profissionais são os indicadores que mais influenciam positivamente na aprendizagem dos estudantes. O perfil dos diretores foi comparado às notas dos alunos no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado (Saresp), realizado em 2007.
Segundo o estudo, quanto maior o tempo de permanência de um diretor na escola maior o acréscimo de pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). O indicador, criado neste ano pelo governo, varia de 1 a 10 e leva em conta a nota do Saresp e o número de alunos na série correta para a idade. Cada escola tem seu Idesp. Naquelas em que o diretor está no cargo por período entre 5 e 10 anos, o aumento é de 0,09 ponto no índice. Entre 10 e 15 anos com o mesmo diretor, a diferença é de 0,11 ponto. Entre 15 e 20 anos, 0,25. Com 20 anos ou mais, 0,26.
O aumento é considerado significativo, já que o Idesp médio dos alunos no 3º ano do ensino médio, por exemplo, é de apenas 1,41. Na 8ª série, a média no Estado é de 2,54, ou seja, o aumento de 0,26 representa 10% a mais. A média na 4ª série é de 3,23.
Segundo a responsável pela pesquisa, Priscilla Albuquerque Tavares, os estudos mostraram ainda que escolas que mudaram de diretor nos últimos dois anos tiveram queda de 0,03 ponto. “Os resultados mostram o quanto é importante um diretor estável”, diz. Priscilla coordena o recém-criado Laboratório de Idéias, grupo da secretaria que produzirá pesquisas sobre a rede. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Em virtude do dia do servidor público não haverá expediente na Universidade na próxima segunda-feira, dia 27. A determinação veio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, através da portaria nº. 855 de 26 de dezembro do ano passado.

Apenas os serviços essenciais serão mantidos nesta data.

sábado, 18 de outubro de 2008

A Associação Psicanalítica de Porto Alegre promove o congresso Angústia. O evento será realizado nos dias 14, 15 e 16 de novembro, no Centro de Eventos Plaza São Rafael. Informações e inscrições pelo telefone 3333.2140, site www.appoa.com.br

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Encaminhando...
---------------------------------------------------------------------------------------
O Portal Periódicos CAPES está oferecendo período de teste para coleção de vídeos em português.


Educacert - Vídeos para a Capacitação de Educadores reúne vídeos em português com treinamentos, entrevistas, reflexões, debates e métodos de ensino, produzidos nos últimos 15 anos, pelos mais conceituados educadores no país. Inclui temas, tais como Grandes Educadores, Paulo Freire, Educação Ambiental, Educação Sexual, Filosofia no Ensino Médio, entre outros. O Educacert é ferramenta indispensável para a capacitação contínua de professores em todo o país.

Na versão de demonstração é possível ler o resumo e os tópicos do conteúdo bem como assistir ao trailer dos vídeos.

Como consultar o portal Educacert no período de teste:

Acesse o Portal Periódicos: www.periodicos.capes.gov.br no tópico DESTAQUES clique no link:"Confira aqui coleções disponíveis para apreciação da comunidade acadêmica"

Na nova página, clique em Educacert e clique sobre coleções para acessar a coleção dos vídeos ou acesse diretamente o site de teste em www.educacert.com.br

Não se esqueça de avaliar o conteúdo do portal Educacert após testar o site. Se Educacert obtiver boa receptividade no período de teste, o sistema contendo os vídeos completos será disponibilizado no portal da Capes.

Lembre-se de realizar a configuração de servidor proxy se for acessar a base de dados de fora da UFRGS. Os passos para essa configuração estão no seguinte site: http://www.biblioteca.ufrgs.br/capes.htm

Atenciosamente.

Ms. Neliana Schirmer Antunes Menezes
Bibliotecária-chefe e Processamento Técnico Periódicos
CRB 10/939


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Educação
Biblioteca Setorial de Educação
Av. Paulo Gama, 110 - Prédio 12201
Bairro : Farroupilha
90046-900 - Porto Alegre -RS
fone: 0XX (51) 33084126 / 33083620 / 33083097
fax: 0XX (51) 33083985

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Olhar Digital - Boas maneiras virtuais


Olhar Digital - Download de vídeos do YouTube?

Eliminando e-mails indesejados com o Outlook Express


“CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE BRINCAR”

EM COMEMORAÇÃO AO 10º. ANO DE ATIVIDADES DO

PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “QUEM QUER BRINCAR?”


Programação

28/10/2008 – terça- feira

· Palestra “Para um modelo de brinquedotecas na América Latina” (proferida no II Encuentro Internacional sobre Ludotecas em Bogotá, Colômbia, em 5/9/08) – profª Tânia Ramos Fortuna (UFRGS/FACED/coordenadora do Programa Quem quer brincar?)

29/10/2008 – quarta- feira

· Oficina de vivência e recuperação de jogos e brinquedos com sucata – profª Anelise Prates (Colégio Pastor Dohms; colaboradora do Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”)

30/10/2008 – quinta-feira

· Oficina de jogos africanos – profª Michelle Brugnera Cruz (Colégio Sevigné; colaboradora do Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”) – sala 101

Durante os dias 28, 29 e 30/10/10, no Hall da Faculdade de Educação da UFRGS, haverá:

·Exibição do vídeo “Brinquedoteca Universitária”

· Exposição da coleção “Bonecos e bonecas diferentes” da profª Leni Vieira Dornelles (UFRGS/FACED)

· Exposição de cartazes sobre o Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”

As atividades têm entrada franca.
Não há inscrições prévias, mas as vagas são limitadas.
Nos dias 29 e 30 haverá tradução simultânea em LIBRAS.

A programação será realizada na sala 101 da Faculdade de Educação da UFRGS, das 18h30 às 20h30.

Informações pelo telefone (51) 3308-3432
Site: www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar
e-mail quemquerbrincar@ufrgs.br

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

INSAPECA recebe inscrições para o Fórum ECA 18 Anos

O Instituto Salesiano de Pesquisa sobre a Criança e o Adolescente (INSAPECA) realizará em outubro o Fórum ECA - Para haver infância é preciso garantir dos Direitos da Criança, em comemoração aos 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Durante todo o dia 31 de outubro, no campus da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (FDB-POA), estará se discutindo a realidade da criança e do adolescente brasileiro e se buscando proposições que qualifiquem a articulação social.

Ao todo, serão 12 horas de atividades certificadas, cuja inscrições, no valor de R$ 15,00, poderão ser feitas no site www.faculdade.dombosco.net até o dia 30 de outubro. Maiores informações podem ser obtidas junto ao INSAPECA, pelo email insapeca.faculdade@dombosco.net, ou pelo telefone (51) 3361-6700, de terça a sexta, das 19h às 23h.

Profª Ms. Cristiane Vieira Chagas

Coordenadora do INSAPECA

Pesquisadora

E-mail: insapeca.faculdade@dombosco.net

Site: www.faculdade.dombosco.net

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Vídeo

Síntese de voz para produção de livros falados e inclusão social para deficientes visuais

Ciclo Cinema e Ci�ência


De 20 a 24 de outubro, das 13h e 30 min à�s 17h, na Sala Reden��ção no Campus Centro da UFRGS ser� realizado o Ciclo Cinema e Ci�ência.

Acesse o cartaz para mais informa��ções e ver a programa��ção:
www.propesq.ufrgs.br/documentos/Cartaz_ciclo_cinema.pdf
PALESTRAS do Salão de Iniciação Científica da UFRGS de 2008

ENTRE DEUSES E MÁQUINAS
“Visões da Terra: entre deuses e máquinas - qual o lugar da humanidade no mundo em que vivemos?” tema da Exposição que ocorreu no Museu da UFRGS em 2007, da qual o palestrante foi curador.
Palestrante: Prof. Rualdo Menegat - Instituto de Geociências
Local, dia e hora: Salão Nobre do ICBS, 21/10 das 15h às 16h30min, Campus Central.

PERSPECTIVAS FUTURAS PARA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Será realizado o debate: Perspectivas Futuras para a Iniciação Científica. O debate busca responder a seguinte indagação: quais os caminhos futuros possíveis para a iniciação científica no século do conhecimento?
Palestrantes: Helena Nader (UNIFESP/Medicina) e José Roberto Arruda (UNICAMP/Engenharia)
Local, dia e hora: Salão de Atos - Sala II Reitoria da UFRGS, 20/10 às 17h30min. Campus Central.
FIC - FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

APRESENTAÇÕES NA FEIRA (VIRTUAL) DE IC
Os vídeos inscritos para apresentação na Feira de IC serão disponibilizados no portal ufrgsweb, disponível na rede aos usuários no endereço: ufrgsweb.ufrgs.br. Os autores dos vídeos inscritos na Feira de IC farão apresentações presenciais de seu trabalho em data e horário a serem divulgados pela PROPESQ, www.propesq.ufrgs.br.

NANOTECNOLOGIA
A Feira de IC contará com uma bancada experimental, envolvendo distintas áreas do conhecimento, no tema Nanotecnologia, a Tecnologia do Futuro, sob a coordenação da Profª. Naira Maria Balzaretti.
Local, dia e hora da exibição: 2º andar da Reitoria, de 20 a 23 de outubro, das 9 às 17 horas.

III Salão UFRGS Jovem

Em 2008, realiza-se o III Salão UFRGS Jovem, espaço multidisciplinar para a divulgação das atividades de iniciação científico-tecnológica desenvolvidas por alunos e professores da Educação Básica e Profissional nas Escolas. O III Salão UFRGS Jovem integra-se ao XX Salão de Iniciação Científica e à XVII Feira de Iniciação Científica, dois eventos para a divulgação da pesquisa no calendário acadêmico da UFRGS.

1. Objetivos
- valorizar e destacar atividades de iniciação científico-tecnológicas oportunizadas por pesquisas curriculares realizadas por crianças e jovens, alunos-pesquisadores no contexto das escolas de Educação Básica e Profissional;
- divulgar processos e resultados relativos à orientação de atividades de iniciação científico-tecnológicas de crianças e jovens, do ponto de vista dos professores-pesquisadores que atuam na Educação Básica e Profissional, nas escolas;
- promover o intercâmbio de informações em ciência e tecnologia junto à comunidade acadêmica e ao público em geral.

2. Período de Realização
20 a 25 de outubro de 2008

3. Local
Instituto de Ciências Básicas da Saúde - Rua Sarmento Leite, 500
Campus Central da UFRGS - Porto Alegre/RS
Telefones PROPESQ: (0xx51) 3308-4102 e Fax: (0xx51) 3308-4085
Contato: delenegastal@propesq.ufrgs.br

4. Formas de Participação
São duas as modalidades de participação:
- Escola Visitante
- Escola Pesquisadora
Uma mesma escola poderá participar nas duas modalidades.

5. Orientações para Participação
Escola Visitante
As Escolas Visitantes poderão agendar visita orientada ao XX Salão e à XVII Feira de Iniciação Científica e, assim, participar de uma programação especialmente organizada para alunos da Educação Básica, num percurso com duração prevista de até 2h. O agendamento prevê o preenchimento de formulário disponível em http://www.propesq.ufrgs.br/sic2008.
- Período de Agendamento: 25 de agosto a 25 de setembro de 2008.
- Formulário de Agendamento de Visita Orientada: Clique aqui para baixar o arquivo .pdf

Escola Pesquisadora
As escolas pesquisadoras deverão inscrever seus trabalhos de pesquisa para participar do III Salão UFRGS Jovem. A inscrição prevê o preenchimento de um formulário disponível em http://www.propesq.ufrgs.br/sic2008.
- Período de Inscrição: 22 de julho a 24 de agosto de 2008.


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
- Inscrição de trabalho de aluno(s)-pesquisador(es): será feita em nome de um aluno-pesquisador (primeiro autor) matriculado na escola; os outros alunos participantes (demais autores), bem como o professor-orientador, serão nominados em campo específico do formulário.
- Inscrição de trabalho de professor(es)-pesquisador(es): será feita em nome de um professor-pesquisador (primeiro autor) que atue na escola; os outros professores-pesquisadores participantes (demais autores) serão nominados em campo específico do formulário.
- Resumo: deverá conter breve introdução ao assunto pesquisado, descrição de materiais e métodos utilizados, síntese dos resultados (parciais e/ou finais) e as conclusões. O texto não deve exceder 300 palavras. Resumos incompletos não serão aceitos.

6. Apreciação e Seleção de Trabalhos
Os Resumos dos trabalhos inscritos serão analisados pela Comissão Organizadora do III Salão UFRGS JOVEM. Os trabalhos selecionados receberão CARTA DE ACEITE e CARTA DE PARTICIPAÇÃO.


Critérios para Análise dos Trabalhos Inscritos
A Comissão Organizadora valorizará:
- trabalhos de aluno(s)-pesquisador(es) que apresentarem a perspectiva de investigação/criação da criança/do jovem, suas interrogações originais, os procedimentos utilizados para resolvê-las e a organização dos resultados;
- trabalho de professor(es)-pesquisador(es) que apresentarem a perspectiva teórico-metodológica do professor ao investigar a própria prática de orientar um trabalho de investigação/criação da criança/ do jovem.


Resultado da Seleção
Os trabalhos selecionados serão divulgados mediante correspondência (CARTA de ACEITE) enviada pela PROPESQ, em nome dos autores, para o e-mail indicado pelo primeiro-autor, na inscrição do trabalho.
- Período de Seleção: 25 de agosto a 05 de setembro de 2008.


- CARTA DE ACEITE: envio pela PROPESQ, a partir de 08 de setembro de 2008.
Os trabalhos selecionados estarão efetivamente inscritos no III Salão UFRGS Jovem quando o dirigente escolar retornar a CARTA de PARTICIPAÇÃO (por e-mail ou por fax da escola) assumindo o compromisso de viabilizar a participação do trabalho selecionado.


- CARTA DE PARTICIPAÇÃO: envio pela PROPESQ, a partir de 05 de setembro de 2008.
- Devolução da CARTA de PARTICIPAÇÃO: envio pela Escola, até 15 de setembro de 2008.

7. Orientação sobre a Exposição dos Trabalhos
Durante o III Salão UFRGS Jovem, os trabalhos selecionados serão expostos em espaços reservados às Escolas-Pesquisadoras, para maior visibilidade dos resultados e efetiva interação dos alunos-pesquisadores, orientadores, professores-pesquisadores e demais participantes ou visitantes do evento. Cada trabalho deverá ser exposto no formato Pôster impresso, podendo ainda envolver peças, modelos, protótipos, maquetes, vídeos, pôster virtual, entre outros.
No evento deste ano, serão aceitos vídeos e pôsteres virtuais dos trabalhos aceitos no III Salão UFRGS Jovem. Haverá Destaque e Menção Honrosa, para vídeo e pôster virtual.


Orientações para a Elaboração de Pôster Impresso
Serão apreciados: o conteúdo do trabalho e sua coerência com o Resumo; a qualidade visual (fontes, imagens, design); a adequação às dimensões (90cmx60cm) e o uso de material adequado à fixação com fita dupla-face. Maiores informações sobre a elaboração de pôster, na página da PROPESQ.
Orientações para a Elaboração de Vídeos e Pôster Virtual
Serão apreciados vídeos com duração máxima de 3 min, em até duas modalidades, por trabalho inscrito: “making off” e apresentação de resultados. Também será aceito um poster virtual por trabalho aceito, cujo conteúdo seja coerente com o Resumo. Para concorrerem aos prêmios, os vídeos e posteres deverão ser submetidos ao UFRGSWeb, um website para compartilhamento de material audio-visual sobre processos e resultados de trabalhos de investigação científica. Durante o evento, haverá espaço disponível para acesso e visualização dos vídeos e pôsteres virtuais. Os interessados em divulgar seus trabalhos via vídeo e poster virtual poderão acessar orientação específica, a ser divulgada em http://www.propesq.ufrgs.br/sic2008/.

8. Apresentação de Trabalhos e Destaques
A convite da Comissão Organizadora do III Salão UFRGS Jovem, diariamente, a Comissão de Acompanhamento (formada por professores da UFRGS e de outras instituições) visitará os espaços do III Salão UFRGS Jovem para conhecer processos e resultados dos trabalhos selecionados, interagir e trocar idéias com os alunos-pesquisadores e seus professores orientadores. Após, farão a escolha de até quatro trabalhos “Destaque”, por dia, entre os expostos pelos alunos-pesquisadores.

9. Certificados de Participação
Os autores de trabalhos apresentados receberão Certificados de Participação no III Salão UFRGS Jovem, emitidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRGS. Os certificados poderão ser retirados na PROPESQ, a partir de 15 de novembro de 2008.

10. Certificados de Destaque e Menção Honrosa
Os alunos-pesquisadores, autores de trabalhos “Destaque” e Menção Honrosa, receberão seus Certificados na Sessão de Encerramento do XX Salão de Iniciação Científica, XVII Feira de Iniciação Científica e III Salão UFRGS Jovem, a ser realizada no Salão de Atos da Reitoria.

Inscriçã��o de Ouvintes - XX SIC

Está� dispon�ível o formul�ário para inscri��ção de ouvintes no XX Sal�ão de Inicia��ção Científica da UFRGS, atrav�és do site http://www.propesq.ufrgs.br/sic2008/ouvintes.php.

Prazo para inscri��ções: 15/09 at�é 16/10.

Há cerca de 1,6 milhão de professores em exercício na educação básica pública. Muitos sem graduação ou atuando em áreas diferentes daquelas em que se formaram. Outros precisam passar por qualificação. Por isso, aproximadamente 600 mil deles receberão formação inicial ou continuada nos próximos três anos. Hoje, segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o porcentual de professores das escolas públicas formados em instituições públicas não chega a 15%. “Temos que ter como meta superar 50%”, disse o ministro.

Para aumentar o percentual de professores formados com qualidade e oferecer formação àqueles que já trabalham, a minuta do decreto que institui o Sistema Nacional Público de Formação de Professores do Magistério está disponível para consulta pública e pode receber sugestões da sociedade pelo seguinte endereço: formacao.magisterio@capes.gov.br
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar ativado para poder visualizar o endereço de email. A intenção é que o decreto seja assinado pelo presidente da República até dezembro.

Veja reportagem: Haddad anuncia sistema nacional de formação de professores; investimento será de R$ 1 bi

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Superação

JORNAL VIRTUAL PROFISSĂO MESTRE
Profissão Mestre – Ano 7 Nº 87– 01/10/2008 (newsletter)

SER OU ESTAR PROFESSORA...

Ser professora é assumir integralmente a condição de educar, como profissão e como modo de vida.

Ser professora é mais do que se afirmar como educadora, pois a função de educadora não exige ser professora, mas a profissão de professora implica ser permanentemente educadora. Educador ou educadora devem ser todas as pessoas. Na escola, é preciso legitimar como educador o porteiro que recebe as crianças e as famílias, assim como as orienta e se despede delas em nome da escola; é preciso reconhecer e autorizar a ação educadora do pessoal da secretaria, do pessoal de apoio. São educadores e educadoras em trabalho educativo. Mas não são professores, nem professoras.

Já professores e professoras, no exercício legal de uma profissão para a qual foram preparados e permanecem em aprendizagem, são educadores e educadoras, também. Daí ser necessário fazer uma (re)leitura de nossos discursos, de nossas práticas e de nossas teorias que defendem a aplicação de diferentes nomes a nossa profissão. Mudamos ao sabor desses nomes ou eles mudam em função de nossa ação?

Gosto de ser professora... Ser professora exige investir em aperfeiçoamento permanente, na sede de aprender sempre, sem vacilar...

Ser professora é viver o cotidiano sem a opacidade da rotina instalada, sem se permitir aplicar desimportância ao que acontece em torno.

Algumas pessoas declaram “Estar professora”... Essa afirmação me dá mais uma idéia de transitoriedade do que de ligação entre o estado da pessoa e a função. A idéia que tenho, em torno dessa afirmação, é de que a pessoa deixará de ser professora num dado momento, como se não fosse um compromisso de longo prazo, de vida... Parece-me ser mais fácil: permite vestir uma profissão momentaneamente e ser coerente com ela apenas no exercício da função. Parece, também, permitir assumir a condição de educadora, ou não, apenas durante o tempo em que se está professora...

Estar professora exige o estudo como meio de ascensão na carreira, como atendimento a exigências institucionais. Estar professora é optar por estar e não por ser.

Tenho optado por ser professora, não deixando de sê-lo quando estou fora da sala de aula. Não abro mão dessa condição. Não estou dizendo com isso que durante todo o tempo estarei ministrando aulas, mas continuarei sendo professora na maneira de ver o mundo e de agir nele. Sou professora por opção de vida e, por conseguinte, não descarto da minha maneira de viver e de ser esta faceta de minha identidade.

Assim, também, não deixo de ser mãe, não deixo de ser católica, não deixo de ser mulher, não deixo de ser negra, não deixo de ser filha, não deixo de ser amiga, irmã, brasileira... Sou inteira, não sou parte.

Estive chefe, estive doente, estive estrangeira, estive ausente, estive longe... Não sou chefe, sou professora; não sou doente, sou gente; estive ausente, mas prefiro ser presente, ser o próximo para que você me ame “como a si mesmo...” e não estar longe, mas ficar perto, sendo e não estando...

E você? Ser ou estar, eis a questão...

Marisa Valladares é professora do depto. de Política, Educação e Sociedade, do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Educação e doutoranda em Educação - com concentração de estudos em Currículo e Formação de Professores. Trabalha com Didática, Metodologia do Ensino Superior, Estágio na Licenciatura de Geografia. Foi professora da educação básica em todos os segmentos - desde a educação infantil até ao ensino médio - em escolas públicas (zona urbana e zona rural) e em escolas privadas de pequeno e grande porte. Adora ser professora e eterna aprendiz!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

V Colóquio Internacional Michel Foucault (UNICAMP, nov/2008)

terça-feira, 7 de outubro de 2008

O Instituto de Artes promove amanhã, dia 8, às 20h, o recital "Violões da UFRGS", com Daniel Wolff, Fernando Mattos, Flávia Domingues Alves e Paulo Inda, professores do setor de violão do Departamento de Música. O espetáculo integra as atividades comemorativas do centenário do Instituto e traz em sua programação obras de compositores gaúchos como Dimitri Cervo, Fernando Mattos, Hubertus Hoffmann, Armando Albuquerque e Daniel Wolff.

O recital acontece no Auditorium Tasso Corrêa do IA (Rua Senhor dos Passos, 248, térreo) e tem entrada franca.

Mais informações pelo telefone 33084318, e-mail iaeven@ufrgs.br e através do site relacionado.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Tecnologia na Educação


sexta-feira, 3 de outubro de 2008


O prof. Luís Armando Gandin, editor-chefe da Revista Educação & Realidade, convida para o lançamento do número especial "Dossiê Cinema e Educação" (volume 33, n. 1).
Dia 15 de outubro, às 10h, na sala 601 da Faculdade de Educação da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, campus centro).
Informações pelo telefone 3308.3268.



O CINTED - CentroInterdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da UFRGS está promovendo o XII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação nos dias 15 a 17 de dezembro de 2008.

A chamada de trabalhos está aberta até 01 de novembro de 2008.

A temática desta edição é a seguinte:


* Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais
* Educação a distância
* Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador
* Teorias educacionais aplicadas à TIC
* Jogos educativos
* Videoconferência e streaming vídeo
* Ambientes virtuais
* Inclusão digital
* Web semântica
* Ontologias
* Software livre na educação
* Informática na Educação Especial

Os trabalhos selecionados serão publicados na RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação - http://www.cinted.ufrgs.br/renote/

Participantes remotos poderão apresentar suas palestras por videoconferência.

Maiores informações no site http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo12

Solicito divulgação para possíveis interessados em sua instituição.

Atenciosamente,

Liane Tarouco
CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação
UFRGS
Estão abertas as inscrições até o dia 10 de outubro para o I Prêmio Gaúcho de Arte Eletrônica. Cada artista ou equipe poderá inscrever até três trabalhos, inéditos ou não, nas categorias Artes Visuais Online, Narrativa Online ou Cartum Online.

O prêmio incentiva a inscrição de vídeos com manipulações digitais, cartuns animados, apresentações powerpoint ou artes visuais, blogs, flogs e outras inovações.

Os primeiros lugares de cada categoria receberão o Troféu Adriana Xaplin, desenvolvido exclusivamente pata o Prêmio Gaúcho de Arte Eletrônica, e um selo para inserir em seu site.
As inscrições são feitas gratuitamente no portal www.artistasgauchos.com.br, onde pode ser acessado o regulamento do prêmio.
O acompanhamento terapêutico com crianças convoca a reflexões sobre a infância e a cidade na sociedade contemporânea. Para além dos lugares protegidos da casa e da escola, a criança realiza trajetórias pelos espaços da urbanidade, atravessando espelhos sociais, rompendo com automatismos cotidianos. Tempo, espaço, deslocamentos, suspensões, são tecidos em caminhos aleatórios, sem rumos definidos. A infância na cidade se traduz nas histórias reveladas por traços urbanos a desvelar, na ludicidade que se desdobra no andar pelas calçadas. Os passos das crianças redesenham sua singularidade em vias que se cruzam com a pluralidade própria da pulsação urbana. Nestes trajetos a criança pode encontrar, sem esperar, fios com os quais tecer sua subjetivação, através de olhares, sons, palavras, imagens, movimentos, encontros e desencontros. Ao desvelar formações que configuram o espaço urbano e citadino, o acompanhamento terapêutico com crianças é constitutivo de laços sociais. A arte e a cultura são fontes nas quais a criança encontra o coletivo na cidade. Cabe refletirmos sobre os espaços públicos artísticos / culturais e as possibilidades que apresentam de dar lugar a momentos de suspensão das crianças em busca de novos laços e experiências na cidade que habitam. O acompanhamento terapêutico se faz importante dispositivo clínico para a criação de outras tessituras possíveis a partir do encontro da criança com os diversos laços do social. As crianças que realizam acompanhamento terapêutico podem encontrar novas formas de habitar a cidade, realizando trajetórias em direção ao laço social em meio a cruzamentos entre diferentes espaços, entre estes a arte e a cultura. A partir das descobertas das crianças somos convocados a analisar os tecidos nos quais se desdobram as experiências realizadas pelas crianças na cidade.

Como pensar as formas de intervenção do AT tendo como campo a infância e os entrelaçamentos entre a cidade, o espaço urbano e o espaço público?

Coordenação: Ana Marta Meira, Carmela Tubino e Filipe Furlan

10/10/08 – Sexta Feira – 14:00 a 20:00

Apresentação de trabalhos com a proposição de diálogos entre diferentes eixos e campos de reflexão: acompanhamento terapêutico, arte, urbanismo, psicologia social, psicanálise, educação, infância, espaço público/cultural e brincar.



CIDADE: CARNE E PEDRA

JOÃO ROVATI - Arquiteto; Urbanista; Professor no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional/Faculdade de Arquitetura/UFRGS; Doutor em Projeto Arquitetônico e Urbanístico pela Universidade Paris VIII.


PAISAGENS DO HUMOR

SÉRGIO LULKIN - Ator; Artes Cênicas/UFRGS; Professor na Faculdade de Educação/UFRGS; Doutor em Educação PPGEDU/UFRGS; Doutorado Sanduíche/Universidade de Barcelona.


EDUCAÇÃO, INFÂNCIA E MUSEU DE ARTE: "EU CAMINHO POR UM MUNDO QUE É UM MUNDO DE CURIOSIDADE"
ADRIANA GANZER - Mestre em Educação/UNESC; Artes Plásticas/UPF; Pesquisadora do GEDEST - Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Estética; Coordenadora do GEM - Grupo de Estudos sobre Museus; Integrante do Museu da Infância; Professora de arte/RS.

A INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA E O ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO: ENTRE ARTE E CIDADE

ANA MARTA MEIRA - Psicanalista; Mestre em Psicologia Social e Institucional/UFRGS; Doutoranda em Educação/PPGEDU/UFRGS; Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte - GEARTE/PPGEDU/UFRGS; Docente no Curso de Especialização Escutas da Infância/UNIFRA; Coordenadora do Projeto Cidade das Crianças.

16:00 – INTERVALO

UMA POSSÍVEL APROXIMAÇÃO ENTRE AS IDÉIAS DE MAUD MANNONI E O DISPOSITIVO DO ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO

CARINA MARTINS MIRANDA - Integrante do Instituto de Desenvolvimento e Pesquisa da Saúde Mental e Psicossocial "A Casa"/SP; Psicóloga/UNESP, Estágio na Ecole Experimentale de Bonneuil-sur-Marne/França.



CRIANÇA, TEATRO E A CIDADE POSSÍVEL

ELIZABETH MEDEIROS PINTO - Professora de Teatro e Educação Física. Especialização em Teatro Contemporâneo; Mestranda em Artes Cênicas/UFRGS; Atriz.


ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO, CIDADE E INFÂNCIA

FILIPE FURLAN – Psicólogo/UFRGS; Integrante do Programa de Acompanhamento Terapêutico na Rede Pública/UFRGS; Realizou AT no Residencial Terapêutico Morada São Pedro; Membro da equipe de Extensão da Clínica de Atendimento Psicológico da UFRGS; Membro da equipe do Projeto Cidade das Crianças.


EMPUXO AO OUTRO - RECORTES DE UMA EXPERIÊNCIA EM ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO
CARMELA TUBINO – Psicóloga/UFRGS; Psicóloga do Setor de Psicologia Clínica/Hospital Espírita/POA; aluna do curso de Especialização em Atendimento Clínico - Ênfase em Psicanálise/Clínica de Atendimento Psicológico/UFRGS; Acompanhante terapêutica.


11/09/08 – Sábado – 14:00 a 18:00


FARRA DE PANDORGAS - EXPERENCIANDO O TRABALHO COM CRIANÇAS NO ESPAÇO PÚBLICO E CULTURAL DA CIDADE – ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE INFÂNCIA E AT


Encontro às 14:00 na Reitoria para ida até a Usina do Gasômetro, no centro histórico de Porto Alegre. Vamos acompanhar esta atividade, a ser realizada pela Usina das Artes/SMC/POA, aberta a crianças no espaço público.


SOBRE O BOLETIM INFORMATIVO

Através deste boletim, buscamos estabelecer uma forma de comunicação sistemática com o público potencialmente interessado no Congresso de AT, mantendo-o informado do que vem acontecendo em torno à sua realização. Pedimos que o repassem a quem puder se interessar pelo evento.

Maiores informações sobre o Congresso podem ser obtidas através do endereço www.psicologia.ufrgs.br/congressoat.

Para contato com a comissão organizadora, utilize o e-mail congressoat2008@gmail.com.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O programa de extensão "Quem quer brincar?" da Faculdade de Educação da UFRGS, realiza programação especial em comemoração aos seus 10 anos de atividades. Desde sua criação, o programa tem por objetivo a formação de educadores na perspectiva lúdica, com o desenvolvimento de ações de educação continuada para brincar e valorizar o brincar.

Segundo a coordenadora geral do programa, profª Tânia Ramos Fortuna, o "Quem quer brincar?" tem colaborado no sentido de fortalecer e difundir inovadoras e audaciosas experiências pedagógicas com ênfase na valorização da brincadeira.
Oferece oficinas lúdicas, cursos de formação de brinquedistas, orientação e manutenção de brinquedotecas, além de outras ações abertas à comunidade.


Programação:

28 de outubro, 18h30 - palestra “Para um modelo de brinquedotecas na América Latina” ministrante: profª Tânia Ramos Fortuna (FACED/UFRGS)

29 de outubro,18h30 - oficina de vivência e recuperação de jogos e brinquedos com sucata – profª Anelise Prates (Colégio Pastor Dohms e colaboradora do Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”

30 de outubro, 18h30 - oficina de jogos africanos – profª. Michelle Brugnera (Colégio Sevigné; e colaboradora do Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”)

Outras atividades paralelas da programação acontecerão no hall da FACED/UFRGS, com a exibição do vídeo "Brinquedoteca universitária", exposição da coleção "Bonecos e bonecas diferentes" da profª Leni Vieira Dorneles (FACED/UFRGS), e a exposição de cartazes sobre o Programa "Quem quer brincar?".

Informações pelo telefone 3308.3432, site www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar e pelo e-mail quemquerbrincar@ufrgs.br
Mapa Conceitual - O que é?

clique na imagem para ampliá-la

Fonte: Edméa Oliveira dos Santos. Que é pesquisa? Disponível em: 23Slide 1 http://cursa.ihmc.us/rid=1212538299937_1918643799_7807/pesquisa-forma%C3%A7%C3%A3o.ppt. Acesso em: 02 out. 2008.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

19/07/2008 - 10h15
Bom uso do PC mira dos pés aos olhos

GUSTAVO VILLAS BOAS
da Folha de S.Paulo

Em casa ou no escritório, todo ambiente em que fica o computador deve considerar o conforto do usuário. "É um conjunto. Não adianta imaginar que só mudar a cadeira, só mudar a bancada, é o suficiente. Tudo influencia", diz Germmanya D'Garcia, professora do núcleo de design da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e ergonomista certificada pela Abergo (Associação Brasileira de Ergonomia; www.abergo.org.br).

D'Garcia diz que o usuário deve ficar atento às condições ambientais, com

o a iluminação, ao esquema físico onde fica o computador, como a distância dos olhos à tela, e também ao conforto. "A percepção corporal é importante. Se a pessoa sente desconforto ou, principalmente, uma região formigar, é preciso rever a estrutura de uso do PC, porque a circulação está obstruída", diz.

O assento de quem usa o computador deve ter sempre um apoio para as costas, que serve para diminuir a pressão sobre os vasos sangüíneos e sobre os discos intravertebrais, que fazem a intercalação entre as vértebras. Veja ilustração abaixo

"Esse disco pode romper ou se deslocar ao carregar excesso de peso, mas a manutenção da postura sentada por muito tempo também é prejudicial a ele. O corpo deve se movimentar", diz D'Garcia.

Ela diz que não é preciso ficar com as costas inteiras apoiadas no encosto da cadeira, em uma postura rígida. "O adequado é ficar relaxado."

Assim como os outros especialistas consultados pela Folha, ela diz que o ideal é que a pessoa faça uma pausa a cada uma hora em frente ao micro. A professora diz que de três a cinco minutos são suficientes, mas adverte que é preciso se movimentar nesse período, por exemplo, caminhando, alongando os braços e abrindo e fechando os dedos das mãos.

"Eu deixo sempre uma garrafinha de água na minha bancada. Assim, eu hidrato o corpo e ainda sou obrigada a levantar para ir ao banheiro", sugere.

Pés no chão

A cadeira deve ser sempre ajustada para que quem está usando o computador fique com os pés apoiados no chão, diminuindo a pressão sobre as coxas. Por isso, se duas pessoas de tamanhos diferentes usam o mesmo micro, é preciso adaptar as condições para as duas. Um apoio para o pé, que possa ser retirado, é uma solução.

A coxa deve ficar paralela ao chão, com o joelho em um ângulo de 90. "O cotovelo precisa ficar em posição semelhante, com o braço apoiado na bancada", diz D'Garcia. Dessa forma, a bancada onde fica o teclado e o mouse deve ser apenas um pouco mais alta do que a cadeira, ficando entre 5 cm e 10 cm das pernas.

Praticidade

Os objetos usados durante o trabalho com o computador, como o telefone, devem ficar acessíveis sem a necessidade de movimentos que obriguem a esticar e entortar o corpo para pegá-los. "A coluna deve ser mantida na posição vertical, sem fazer movimentos para o lado", diz a professora.

Na hora de atender o telefone, a pessoa nunca deve segurar o aparelho entre o ombro e a orelha. Essa posição obstrui a circulação sangüínea.

Fonte: Podcast VoIT - http://voit.uol.com.br/web/pagina.aspx?IDPagina=1913; Folha Online - Informática - http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u423750.shtml

À comunidade da FACED, colegas e demais interessados:

É com alegria que convidamos todos a apreciarem, pelos saguões do prédio e pátio, as intervenções criadas para a disciplina Plásticas, pictóricas, gráficas, visuais do curso Pedagogia da Arte.
As performances irão acontecer na próxima segunda-feira, dia 6 de outubro, a partir das 18h até aproximadamente 21h 30 min. Os trabalhos visuais já estão acontecendo e ocuparão o espaço até o término do curso.

Atenciosamente,
Profª Paola Zordan e turma da primeira edição da Especialização

Skulptur Projekte Münster, palestra sobre intervenções - arte pública, cidade lúdica, projetos educativos, com Flávio Gil, acontece no dia 13 de outubro, às 18h, na sala 703 da Faculdade de Educação da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, Campus Centro).

A entrada é franca.

Promoção: DIF, Galeria de Arte, PPGEDU/UFRGS.

Informações pelo telefone 3308.3428.
Matar um leão por dia

Maria Helena Orlando, Presidente da Associação Brasileira de Rolfing, estará toda semana nessa seção para falar de Qualidade de Vida.

No comentário de hoje ela fala que esse assunto é um dos principais objetivos de qualquer pessoa desde o tempo das cavernas.

Pressão no ambiente de trabalho, busca constante no cumprimento de metas, procura por satisfação pessoal e vários outros fatores contribuem para degradar a qualidade de vida, além da situação do cenário mundial, sempre instável.


Fonte: Podcast VoIT