terça-feira, 14 de outubro de 2008

III Salão UFRGS Jovem

Em 2008, realiza-se o III Salão UFRGS Jovem, espaço multidisciplinar para a divulgação das atividades de iniciação científico-tecnológica desenvolvidas por alunos e professores da Educação Básica e Profissional nas Escolas. O III Salão UFRGS Jovem integra-se ao XX Salão de Iniciação Científica e à XVII Feira de Iniciação Científica, dois eventos para a divulgação da pesquisa no calendário acadêmico da UFRGS.

1. Objetivos
- valorizar e destacar atividades de iniciação científico-tecnológicas oportunizadas por pesquisas curriculares realizadas por crianças e jovens, alunos-pesquisadores no contexto das escolas de Educação Básica e Profissional;
- divulgar processos e resultados relativos à orientação de atividades de iniciação científico-tecnológicas de crianças e jovens, do ponto de vista dos professores-pesquisadores que atuam na Educação Básica e Profissional, nas escolas;
- promover o intercâmbio de informações em ciência e tecnologia junto à comunidade acadêmica e ao público em geral.

2. Período de Realização
20 a 25 de outubro de 2008

3. Local
Instituto de Ciências Básicas da Saúde - Rua Sarmento Leite, 500
Campus Central da UFRGS - Porto Alegre/RS
Telefones PROPESQ: (0xx51) 3308-4102 e Fax: (0xx51) 3308-4085
Contato: delenegastal@propesq.ufrgs.br

4. Formas de Participação
São duas as modalidades de participação:
- Escola Visitante
- Escola Pesquisadora
Uma mesma escola poderá participar nas duas modalidades.

5. Orientações para Participação
Escola Visitante
As Escolas Visitantes poderão agendar visita orientada ao XX Salão e à XVII Feira de Iniciação Científica e, assim, participar de uma programação especialmente organizada para alunos da Educação Básica, num percurso com duração prevista de até 2h. O agendamento prevê o preenchimento de formulário disponível em http://www.propesq.ufrgs.br/sic2008.
- Período de Agendamento: 25 de agosto a 25 de setembro de 2008.
- Formulário de Agendamento de Visita Orientada: Clique aqui para baixar o arquivo .pdf

Escola Pesquisadora
As escolas pesquisadoras deverão inscrever seus trabalhos de pesquisa para participar do III Salão UFRGS Jovem. A inscrição prevê o preenchimento de um formulário disponível em http://www.propesq.ufrgs.br/sic2008.
- Período de Inscrição: 22 de julho a 24 de agosto de 2008.


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
- Inscrição de trabalho de aluno(s)-pesquisador(es): será feita em nome de um aluno-pesquisador (primeiro autor) matriculado na escola; os outros alunos participantes (demais autores), bem como o professor-orientador, serão nominados em campo específico do formulário.
- Inscrição de trabalho de professor(es)-pesquisador(es): será feita em nome de um professor-pesquisador (primeiro autor) que atue na escola; os outros professores-pesquisadores participantes (demais autores) serão nominados em campo específico do formulário.
- Resumo: deverá conter breve introdução ao assunto pesquisado, descrição de materiais e métodos utilizados, síntese dos resultados (parciais e/ou finais) e as conclusões. O texto não deve exceder 300 palavras. Resumos incompletos não serão aceitos.

6. Apreciação e Seleção de Trabalhos
Os Resumos dos trabalhos inscritos serão analisados pela Comissão Organizadora do III Salão UFRGS JOVEM. Os trabalhos selecionados receberão CARTA DE ACEITE e CARTA DE PARTICIPAÇÃO.


Critérios para Análise dos Trabalhos Inscritos
A Comissão Organizadora valorizará:
- trabalhos de aluno(s)-pesquisador(es) que apresentarem a perspectiva de investigação/criação da criança/do jovem, suas interrogações originais, os procedimentos utilizados para resolvê-las e a organização dos resultados;
- trabalho de professor(es)-pesquisador(es) que apresentarem a perspectiva teórico-metodológica do professor ao investigar a própria prática de orientar um trabalho de investigação/criação da criança/ do jovem.


Resultado da Seleção
Os trabalhos selecionados serão divulgados mediante correspondência (CARTA de ACEITE) enviada pela PROPESQ, em nome dos autores, para o e-mail indicado pelo primeiro-autor, na inscrição do trabalho.
- Período de Seleção: 25 de agosto a 05 de setembro de 2008.


- CARTA DE ACEITE: envio pela PROPESQ, a partir de 08 de setembro de 2008.
Os trabalhos selecionados estarão efetivamente inscritos no III Salão UFRGS Jovem quando o dirigente escolar retornar a CARTA de PARTICIPAÇÃO (por e-mail ou por fax da escola) assumindo o compromisso de viabilizar a participação do trabalho selecionado.


- CARTA DE PARTICIPAÇÃO: envio pela PROPESQ, a partir de 05 de setembro de 2008.
- Devolução da CARTA de PARTICIPAÇÃO: envio pela Escola, até 15 de setembro de 2008.

7. Orientação sobre a Exposição dos Trabalhos
Durante o III Salão UFRGS Jovem, os trabalhos selecionados serão expostos em espaços reservados às Escolas-Pesquisadoras, para maior visibilidade dos resultados e efetiva interação dos alunos-pesquisadores, orientadores, professores-pesquisadores e demais participantes ou visitantes do evento. Cada trabalho deverá ser exposto no formato Pôster impresso, podendo ainda envolver peças, modelos, protótipos, maquetes, vídeos, pôster virtual, entre outros.
No evento deste ano, serão aceitos vídeos e pôsteres virtuais dos trabalhos aceitos no III Salão UFRGS Jovem. Haverá Destaque e Menção Honrosa, para vídeo e pôster virtual.


Orientações para a Elaboração de Pôster Impresso
Serão apreciados: o conteúdo do trabalho e sua coerência com o Resumo; a qualidade visual (fontes, imagens, design); a adequação às dimensões (90cmx60cm) e o uso de material adequado à fixação com fita dupla-face. Maiores informações sobre a elaboração de pôster, na página da PROPESQ.
Orientações para a Elaboração de Vídeos e Pôster Virtual
Serão apreciados vídeos com duração máxima de 3 min, em até duas modalidades, por trabalho inscrito: “making off” e apresentação de resultados. Também será aceito um poster virtual por trabalho aceito, cujo conteúdo seja coerente com o Resumo. Para concorrerem aos prêmios, os vídeos e posteres deverão ser submetidos ao UFRGSWeb, um website para compartilhamento de material audio-visual sobre processos e resultados de trabalhos de investigação científica. Durante o evento, haverá espaço disponível para acesso e visualização dos vídeos e pôsteres virtuais. Os interessados em divulgar seus trabalhos via vídeo e poster virtual poderão acessar orientação específica, a ser divulgada em http://www.propesq.ufrgs.br/sic2008/.

8. Apresentação de Trabalhos e Destaques
A convite da Comissão Organizadora do III Salão UFRGS Jovem, diariamente, a Comissão de Acompanhamento (formada por professores da UFRGS e de outras instituições) visitará os espaços do III Salão UFRGS Jovem para conhecer processos e resultados dos trabalhos selecionados, interagir e trocar idéias com os alunos-pesquisadores e seus professores orientadores. Após, farão a escolha de até quatro trabalhos “Destaque”, por dia, entre os expostos pelos alunos-pesquisadores.

9. Certificados de Participação
Os autores de trabalhos apresentados receberão Certificados de Participação no III Salão UFRGS Jovem, emitidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRGS. Os certificados poderão ser retirados na PROPESQ, a partir de 15 de novembro de 2008.

10. Certificados de Destaque e Menção Honrosa
Os alunos-pesquisadores, autores de trabalhos “Destaque” e Menção Honrosa, receberão seus Certificados na Sessão de Encerramento do XX Salão de Iniciação Científica, XVII Feira de Iniciação Científica e III Salão UFRGS Jovem, a ser realizada no Salão de Atos da Reitoria.

Nenhum comentário: