sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O acompanhamento terapêutico com crianças convoca a reflexões sobre a infância e a cidade na sociedade contemporânea. Para além dos lugares protegidos da casa e da escola, a criança realiza trajetórias pelos espaços da urbanidade, atravessando espelhos sociais, rompendo com automatismos cotidianos. Tempo, espaço, deslocamentos, suspensões, são tecidos em caminhos aleatórios, sem rumos definidos. A infância na cidade se traduz nas histórias reveladas por traços urbanos a desvelar, na ludicidade que se desdobra no andar pelas calçadas. Os passos das crianças redesenham sua singularidade em vias que se cruzam com a pluralidade própria da pulsação urbana. Nestes trajetos a criança pode encontrar, sem esperar, fios com os quais tecer sua subjetivação, através de olhares, sons, palavras, imagens, movimentos, encontros e desencontros. Ao desvelar formações que configuram o espaço urbano e citadino, o acompanhamento terapêutico com crianças é constitutivo de laços sociais. A arte e a cultura são fontes nas quais a criança encontra o coletivo na cidade. Cabe refletirmos sobre os espaços públicos artísticos / culturais e as possibilidades que apresentam de dar lugar a momentos de suspensão das crianças em busca de novos laços e experiências na cidade que habitam. O acompanhamento terapêutico se faz importante dispositivo clínico para a criação de outras tessituras possíveis a partir do encontro da criança com os diversos laços do social. As crianças que realizam acompanhamento terapêutico podem encontrar novas formas de habitar a cidade, realizando trajetórias em direção ao laço social em meio a cruzamentos entre diferentes espaços, entre estes a arte e a cultura. A partir das descobertas das crianças somos convocados a analisar os tecidos nos quais se desdobram as experiências realizadas pelas crianças na cidade.

Como pensar as formas de intervenção do AT tendo como campo a infância e os entrelaçamentos entre a cidade, o espaço urbano e o espaço público?

Coordenação: Ana Marta Meira, Carmela Tubino e Filipe Furlan

10/10/08 – Sexta Feira – 14:00 a 20:00

Apresentação de trabalhos com a proposição de diálogos entre diferentes eixos e campos de reflexão: acompanhamento terapêutico, arte, urbanismo, psicologia social, psicanálise, educação, infância, espaço público/cultural e brincar.



CIDADE: CARNE E PEDRA

JOÃO ROVATI - Arquiteto; Urbanista; Professor no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional/Faculdade de Arquitetura/UFRGS; Doutor em Projeto Arquitetônico e Urbanístico pela Universidade Paris VIII.


PAISAGENS DO HUMOR

SÉRGIO LULKIN - Ator; Artes Cênicas/UFRGS; Professor na Faculdade de Educação/UFRGS; Doutor em Educação PPGEDU/UFRGS; Doutorado Sanduíche/Universidade de Barcelona.


EDUCAÇÃO, INFÂNCIA E MUSEU DE ARTE: "EU CAMINHO POR UM MUNDO QUE É UM MUNDO DE CURIOSIDADE"
ADRIANA GANZER - Mestre em Educação/UNESC; Artes Plásticas/UPF; Pesquisadora do GEDEST - Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Estética; Coordenadora do GEM - Grupo de Estudos sobre Museus; Integrante do Museu da Infância; Professora de arte/RS.

A INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA E O ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO: ENTRE ARTE E CIDADE

ANA MARTA MEIRA - Psicanalista; Mestre em Psicologia Social e Institucional/UFRGS; Doutoranda em Educação/PPGEDU/UFRGS; Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte - GEARTE/PPGEDU/UFRGS; Docente no Curso de Especialização Escutas da Infância/UNIFRA; Coordenadora do Projeto Cidade das Crianças.

16:00 – INTERVALO

UMA POSSÍVEL APROXIMAÇÃO ENTRE AS IDÉIAS DE MAUD MANNONI E O DISPOSITIVO DO ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO

CARINA MARTINS MIRANDA - Integrante do Instituto de Desenvolvimento e Pesquisa da Saúde Mental e Psicossocial "A Casa"/SP; Psicóloga/UNESP, Estágio na Ecole Experimentale de Bonneuil-sur-Marne/França.



CRIANÇA, TEATRO E A CIDADE POSSÍVEL

ELIZABETH MEDEIROS PINTO - Professora de Teatro e Educação Física. Especialização em Teatro Contemporâneo; Mestranda em Artes Cênicas/UFRGS; Atriz.


ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO, CIDADE E INFÂNCIA

FILIPE FURLAN – Psicólogo/UFRGS; Integrante do Programa de Acompanhamento Terapêutico na Rede Pública/UFRGS; Realizou AT no Residencial Terapêutico Morada São Pedro; Membro da equipe de Extensão da Clínica de Atendimento Psicológico da UFRGS; Membro da equipe do Projeto Cidade das Crianças.


EMPUXO AO OUTRO - RECORTES DE UMA EXPERIÊNCIA EM ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO
CARMELA TUBINO – Psicóloga/UFRGS; Psicóloga do Setor de Psicologia Clínica/Hospital Espírita/POA; aluna do curso de Especialização em Atendimento Clínico - Ênfase em Psicanálise/Clínica de Atendimento Psicológico/UFRGS; Acompanhante terapêutica.


11/09/08 – Sábado – 14:00 a 18:00


FARRA DE PANDORGAS - EXPERENCIANDO O TRABALHO COM CRIANÇAS NO ESPAÇO PÚBLICO E CULTURAL DA CIDADE – ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE INFÂNCIA E AT


Encontro às 14:00 na Reitoria para ida até a Usina do Gasômetro, no centro histórico de Porto Alegre. Vamos acompanhar esta atividade, a ser realizada pela Usina das Artes/SMC/POA, aberta a crianças no espaço público.


SOBRE O BOLETIM INFORMATIVO

Através deste boletim, buscamos estabelecer uma forma de comunicação sistemática com o público potencialmente interessado no Congresso de AT, mantendo-o informado do que vem acontecendo em torno à sua realização. Pedimos que o repassem a quem puder se interessar pelo evento.

Maiores informações sobre o Congresso podem ser obtidas através do endereço www.psicologia.ufrgs.br/congressoat.

Para contato com a comissão organizadora, utilize o e-mail congressoat2008@gmail.com.

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