sexta-feira, 19 de outubro de 2007

CURSO DE EXTENSÃO:

Oficina Arquiteturas Pedagógicas para Educação Infantil

De 26 de outubro a 19 de novembro

Este curso de extensão abordará os seguintes temas: (1) Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA’s) e os espaços digitais, (2) ciberinfância – a geração dos nativos digitais, (3) instituições de Educação Infantil – como estas instituições estão lidando com esta nova demanda e estratégias para pensar a educação da ciberinfância, e (4) a construção de arquiteturas pedagógicas para a educação infantil, articulando o planejamento e os recursos digitais.

O curso se constituirá em 5 aulas presenciais, uma vez por semana, conforme o cronograma em anexo, no Laboratório de Informática do Ensino Superior (LIES/FACED), na Faculdade de Educação, no Campus Central da UFRGS e 1 aula virtual. Além disso, os participantes também realizarão atividades e leituras a distância, totalizando uma carga horária de 20 horas. O público-alvo são professores de Educação Infantil que visam formação continuada.

Ao final do curso, os participantes com pelo menos 75% de freqüência, receberão um certificado de participação, emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS (PROPESQ), com o custo de R$ 5,00.

As aulas serão ministradas nas segundas-feiras à noite, das 19 às 22 horas, com exceção da primeira aula, que será ministrada na sexta-feira dia 26 de outubro no mesmo horário.

Os interessados devem enviar um e-mail para nanafrozi@yahoo.com.br, com nome completo, RG, CPF, e-mail e telefone para contato.

A seguir, apresenta-se o cronograma do curso:

Ambiente Virtuais de Aprendizagem – AVA’s

Objeto de Aprendizagem Arquiteturas Pedagógicas para Educação Infantil

Desafio 1 – AVAS

26/10 – Sexta-feira

Aula 1 – Cadastro no AVA Planeta ROODA.

Exploração do AVA.

Inicio da realização do desafio1 : Mapa conceitual sobre AVA´s e discussão no fórum.

A distância: Comentários sobre os mapas dos colegas e discussão no fórum.

Ciberinfância

Objeto de Aprendizagem Ciberinfância

Desafio 3 – Computador, infância e escola.

Desafio 6 - Ciberinfância

29/10 – Segunda-feira

Aula 2 – Realização do desafio 3. Discussão no fórum sobre ciberinfância.

Encaminhamento para a realização do desafio 6 a distância – texto em forma de crônica sobre ciberinfância.

A distância: Publicação da crônica no ambiente e discussões no fórum.

Educação Infantil

Objeto de Aprendizagem Arquiteturas Pedagógicas para Educação Infantil

Desafio 1 – O que é Educação Infantil?

5/11 – Segunda-feira

Aula 3 – Realização do desafio 1: Mapa Conceitual sobre as principais idéias acerca do tema Educação Infantil.

A distância: Discussão no fórum sobre as instituições de educação infantil e o público que atende. Pesquisa sobre arquiteturas Pedagógicas.

Arquiteturas pedagógicas

Objeto de Aprendizagem Arquiteturas Pedagógicas para Educação Infantil

Desafio 1 – Bate-Papo. O que são as Arquiteturas Pedagógicas.

Desafio 3 – Software e planejamento.

12/11 – Segunda-feira

Aula 4 – Discussão em aula sobre o que são as arquiteturas pedagógicas. Realização do desafio 3 e preparação de uma apresentação para a próxima aula.

A distância: Discussão no fórum “As arquiteturas pedagógicas na educação infantil”

(Como você vê o uso das arquiteturas na EI? Como você acha que as arquiteturas pedagógicas podem influenciar na prática do professor?)

19/11 – Segunda-feira

Aula 5 – Apresentação dos grupos e fechamento do curso. Considerações finais acerca da temática Arquiteturas Pedagógicas.

Nenhum comentário: