quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Museu de Comunicação Social apresenta
projeto Memória Visual de Porto Alegre e as Transformações da Cidade

O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, inaugura dia 09 de outubro, às 19 horas, a exposição Memória Visual de Porto Alegre e as Transformações da Cidade, lançamento do Banco de Imagens e apresentação do livro, com titulo homônimo. O projeto foi realizado pela instituição com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio máster da BrasilTelecom, empresa cujo o acervo está sob a guarda do museu.
O projeto consiste em compor um banco de dados e imagens sobre a cidade de Porto Alegre, cuja coleção - de posse do museu - constitui-se em imagens de fotografias e negativos, álbuns impressos e cartões postais, entre 1880-1960. Os documentos estão recebendo tratamento técnico para garantir sua legitimidade. A exposição possui dois diferentes momentos: a interação - através de uma visita guiada pelo interior de uma câmera fotográfica gigante - e o visual - onde poderão ser apreciados diferentes tipos de registros fotográficos, em diferentes tamanhos.
O livro, que será apresentado na mesma ocasião, reúne várias linguagens fotográficas, em especial os anos 50 e 60, presentes no acervo, oferecendo importantes subsídios às pesquisas históricas e documentais sobre a cidade de Porto Alegre. A organização é da coordenadora do Setor de Fotografia do Museu de Comunicação Social, Denise Stumvoll e da historiadora, Naida Menezes.
Acontecerão outras atividades referentes ao projeto, as quais beneficiam, principalmente, escolas, professores e alunos, caracterizando-se como Ação Educativa. Para alunos de 3ª a 5ª série serão realizadas, visitas mediadas, devendo ser feito agendamento através do fone 32862051.
Para os professores também estão previstas atividades como a Palestra Informativa, visando informar a ação educativa do projeto e do museu, dias 02 (à tarde) e 03 de outubro (pela manhã). Além disso, acontecerá a oficina de Construção de Câmera Escura, nos mesmos dias, que habilitará os profissionais para trabalhar o tema da construção de imagem em sala de aula. Inscriçõies através do fone (51) 32862051.

Para fechar o ciclo de ações educativas, no dia 25 de outubro acontecerá uma mesa redonda, cujo tema será Acesso e Preservação da Memória Visual de Porto Alegre, às 17h, na sede do museu. A mediação é da historiadora Naida Menezes, com a participação da Professora Doutora, Zita Possamai (UFGRS), e do Professor Doutor Charles Monteiro (PUCRS).

Todas as atividades têm entrada franca e acontecerão no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, localizado à Rua dos Andradas, 959.

Informações pelo telefone (51) 32862051 e ou pelo e-mail museuhjc@via-rs.net.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA
(51) 3286.0369 / 3227.4427

Nenhum comentário: