quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Dire(i)to à leitura

Letramento/alfabetismo funcional

Realização: Instituto Paulo Montenegro/IBOPE e Câmara Rio-Grandense do Livro

Foco do debate: adulto leitor e níveis de alfabetismo. Leitura como poder. Ler enriquece!

Importante: buscar como resultado pelo menos uma ação prática.


8 de novembro de 2008

Mesa 1: das 9 às 10h40 –

O mapa do desafio: as coordenadas

Retrato atualizado: pesquisas e mapeamentos da leitura no Brasil

Instituto Paulo Montenegro e Ação Educativa (Ana Lucia Lima e Vera Masagão)

Conteúdo proposto: o INAF, seus resultados, os tipos de alfabetismo, habilidades de cada um dos grupos, causas, conseqüências e possibilidades.

Mesa 2: das 11h às 12h40

Fazendo o caminho ao caminhar? Na estrada

Loucos e santos. Sonhos que dão certo. Ações práticas que acontecem hoje

ONGs com ações mais sonhadoras, gente mais independente de entidades

Conteúdo proposto: depoimentos de representantes de movimentos, iniciativas comunitárias, professores da educação de adultos (1º ciclo)

Mesa 3: das 14h às 15h40

Preparando a viagem: a bagagem essencial

A teoria: a academia/ as teses/ as possibilidades/ as projeções (especialistas, estudiosos do tema).

Conteúdo proposto: especialista em leitura discutem do ponto de vista técnico.

Carmem Maria Craidy e Iole Faviero Trindade

Mesa 4: das 16h às 17h40

Guias de viagem

Ações de entidades organizadas, responsabilidade social. O que fazer? (Instituições maiores, ações organizadas).

Conteúdo proposto: ações estruturadas, de mais amplo alcance.

Instituto C&A (Programa Prazer em Ler) e Avisa Lá (Programa Além das Letras)

Informações pelo e-mail cmcraidy@terra.com.br

Nenhum comentário: