sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Folha do Livro 29 - Porto Alegre, 06 de Novembro de 2008.
Programações da 54ª Feira do Livro
A 54ª Feira do Livro de Porto Alegre já começou, e as atividades para os leitores estão disponíveis por toda a parte. Continuam abertas as inscrições para os encontros da Casa do Pensamento, da Arena das Histórias, da mostra Trançando Histórias, do ciclo A Hora do Educador, do seminário A Arte de Contar Histórias e do III Mutação na Feira. Confira na Folha do Livro 29 algumas das atividades que acontecem na Feira do Livro:
Teatro Sancho Pança: no Armazém B do Cais, na Área Infantil e Juvenil, as atividades começam às 9h e vão até às 21h. Acesse os links para acessar os formulários de inscrição para os espetáculos para educação infantil e ensino fundamental ou a programação para o público jovem dos dias úteis. A programação completa está no site.
Trançando Histórias: O 6ª Traçando Histórias – Mostra de Ilustração de Literatura Infantil e Juvenil(,) continua aberta ao público até o dia 16. Para alunos e professores aproveitarem ainda mais a programação do espaço, Annete Baldi (Editora Projeto), Carla Binfaré (Escola Projeto), Cristina Biazetto (ilustradora) e Maria da Graça Machado (Escola Projeto) elaboraram dois roteiros que vão auxiliar na visita ao local. Clique em Roteiro Olhar para o Aluno e Roteiro Olhar para o professor e veja os roteiros elaborados.

Visitantes Especiais:
Este ano, a Área Infantil e Juvenil conta com acesso facilitado para portadores de necessidades especiais. Há rampas para o acesso dos cadeirantes, um tablado em toda a área dos expositores, sobre o pavimento de paralelepípedos, à beira do Guaíba, para facilitar a locomoção dos deficientes físicos e idosos, além de banheiro químico adaptado.
* A comunidade surda conta com um espaço especial na programação na Arena das Histórias e da Ducha das Histórias. Confira toda a programação no blog http://feiradolivro-surdos.blogspot.com/
* Os deficientes visuais têm, na Biblioteca do Cais, a Estação Multimídia onde podem acessar a programação da Feira em braile. Além disso, a Confraria das Letras em Braille completará três anos na 54ª Feira do Livro com apresentações musicais, contação de histórias, bate-papo com escritores, distribuição de livros em braille para instituições de ensino e entrega de troféu. O evento ocorrerá no dia 13 de novembro, a partir das 14 horas, no Território das Escolas (Anexo do Armazém A do Cais do Porto). As escolas interessadas em receber edições dos livros em braille durante o evento devem se cadastrar previamente. Clique aqui para ver o convite.
Histórias no Céu da Boca
Histórias no céu da boca é um bate-papo descontraído com autores de literatura infantil e juvenil a respeito das histórias que estão por trás das histórias de seus livros. Organizada por Hermes Bernardi Jr., a atividade acontece na Arena das Histórias, Armazém A1 do Cais do Porto. No dia 9 de novembro, às 18 horas, Anna Cláudia Ramos, Celso Sisto, Caio Riter e Rosana Rios estarão contando curiosidades sobre como veio sua inspiração, quanto tempo levou para ficar pronto o livro e peculiaridades sobre o processo criativo de cada um, além de lerem trechos de alguma de suas obras.
Presença internacional na 54ª Feira do Livro
O autor colombiano Luis Dario Bernal Pinilla confirmou sua presença na Feira do Livro deste ano. Advogado, poeta e crítico, Pinilla é reconhecido por sua trajetória como escritor de livros para jovens e crianças. Além de ser colaborador de jornais e revistas, o escritor é coordenador Nacional de Promoção da Leitura do Catálogo Editorial do Instituto de Previdência e Assistência Social do Pessoal do Ministério da Educação de Venezuela. Para saber mais sobre a programação da Feira acesse o site.
Programação para educadores
A 54ª Feira do Livro de Porto Alegre oferece programação especial para diretores de escolas, supervisores pedagógicos, professores, bibliotecários e mediadores da leitura. As atividades ocorrerão na Casa do Pensamento, no Ateliê da Imagem e na Ducha das Letras. Acesse a Folha do Livro 9 para saber como se inscrever.
-.-.-.-.-.
9º Encontro de Organizadores de Feiras de Livros do RS
O evento ocorrerá no dia 7 de novembro com a participação de representantes de prefeituras, bibliotecas, escolas e outras entidades que promovem feiras de livros no Estado. Como de praxe, haverá um palestrante convidado. Os organizadores de algumas feiras que apresentam diferenciais importantes terão espaço para apresentar seus relatos. As inscrições estão abertas. Clique aqui para visualizar o formulário.
-.-.-.-.-.
Casa do Pensamento ainda tem vagas
As inscrições para participação de escolas na Casa do Pensamento continuam abertas. O espaço do público jovem na Feira do Livro de Porto Alegre serve como ponto de encontro com autores, por meio da atividade Cadeira Quente (enfocada no autor e em sua obra) e de bate-papos sobre temas diversos.
-.-.-.-.-.
Inscrições abertas para a Arena das Histórias
Com capacidade para 250 pessoas, a Arena recebe, em dias úteis, encontros com escritores e ilustradores para alunos de escolas infantis e das séries iniciais do ensino fundamental, além de apresentações de contadores de histórias, profissionais e amadores, que se estendem aos fins de semana. Para participar, acesse o formulário.

Programação paralela da Traçando Histórias
Paralelamente à 6ª Traçando Histórias – Mostra de Ilustração de Literatura Infantil e Juvenil, que reúne originais de 39 ilustradores brasileiros, nos dias 10, 11 e 12 de novembro, será realizado um ciclo de atividades relacionadas com a questão da ilustração, com status de curso de extensão da Ufrgs. Serão oferecidas 40 vagas para o minicurso, 40 para a oficina e 200 para as demais atividades. As inscrições devem ser solicitadas pelo e-mail leitura@camaradolivro.com.br ou pelo telefone (51) 3225.9545 (com Fabiane). Acesse a Folha do Livro 6 e veja a programação.
Ilustração de Victor Tavares estará na mostra.
III Mutação na Feira - HQs, zines e outras histórias
Os fãs de histórias em quadrinhos contam com uma programação especial na 54ª Feira do Livro de Porto Alegre. O evento reúne profissionais conhecidos nacionalmente e jovens quadrinistas gaúchos, nos dias 8 e 9 de novembro, na Casa do Pensamento (Armazém A do Cais do Porto – Área Infantil e Juvenil). Entre as atividades, palestras, oficina, exposição de HQs e de personagens e desfile de cosplayers (fãs que se caracterizam como seus super-heróis prediletos) integram o evento. Inscreva-se!
Atenção! As listas bibliográficas já publicadas podem sofrer alterações em função de lançamentos ou da inclusão de outras obras. Os números anteriores da Folha do Livro podem ser encontrados no site www.feiradolivro-poa.com.br

Os números anteriores da Folha do Livro podem ser encontrados no site www.camaradolivro.com.br

Nenhum comentário: